Percurso dos racionais do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizinho, Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cabrita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9415
Resumo: A correta construção de significados relativos ao conceito de números racionais pelos alunos revela-se de fundamental importância para uma sólida construção do conceito de número, para o sucesso no prosseguimento dos estudos e para resolver os problemas do dia-a-dia da vida moderna. Portanto, a inadequada apropriação e aplicação destes conceitos por parte dos alunos revela-se problemática. Na origem da dificuldade dos alunos, identificam-se aspetos inerentes à complexidade do conceito e a uma débil e fragmentada abordagem na escola, frequentemente limitada pela escassez e inadequada exploração de materiais didáticos apropriados. Neste contexto, criou-se uma sequência didática, corporizada num conjunto de tarefas e de materiais que suportam a sua resolução, que se pretende constituir um continuum do estudo dos racionais, projetado desde o Ensino Pré-Escolar. A mesma, que foi sendo sucessivamente implementada (em contextos da formação principalmente contínua de professores e com os respetivos alunos), avaliada e reformulada até à sua versão definitiva, contribuiu para uma mais sólida apropriação dos conceitos subjacentes aos racionais pelos respetivos alunos.
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