A formação de professores de arte e a práxis social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Manuel Júlio Sousa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41955
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_09264ecbd51247c3a66c27a6c5f8dea2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores de arte e a práxis socialFormação experiencialProfessoresEnsino das artesValoresTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Esta dissertação de Mestrado em Educação, na especialização de Formação de Adultos, realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, visa compreender o processo de formação de professores de arte, no papel de educadores de adultos, e em que medida procuram fomentar a práxis social junto dos seus alunos. Com fundamentação em autores de referência no campo da formação de adultos, tais como Rui Canário, Gaston Pineau, Paulo Freire e Ivan Illich, baseamo-nos na ideia que a educação e formação são processos amplos e difusos, que ocorrem em todos os tempos e espaços de vida. Por outro lado, consideramos que o ensino das artes permite a promoção de um processo de transformação social. Optámos pela realização de um estudo de caso na Academia Nacional das Artes de um país do norte da, Europa, uma instituição estatal de ensino das artes, que propõe cursos de licenciatura, mestrados e doutoramentos, no campo da pesquisa artística e que apresenta como valor de base – a práxis social. A recolha de dados consistiu na realização de entrevistas biográficas a cinco docentes da referida escola e na recolha de documentos institucionais focados na missão e nos princípios orientadores da escola. Verificou-se que os docentes não impõem aos alunos a práxis social como finalidade do seu trabalho, no entanto, pela sua actuação como educadores e pela demonstração dos valores pessoais e da Academia, isso é transmitido e encorajado aos alunos, ao longo de todo o percurso académico. Os professores promovem, igualmente, a individualidade dos alunos, a busca pessoal de sentidos, a criatividade, a autonomia de pensamento e a liberdade de expressão. A formação dos docentes dentro da Academia passa, principalmente, pela troca de informação, conhecimentos e opiniões entre colegas, notando-se a forte ligação entre os professores. Os professores de arte apontam para uma necessidade de mais e melhor formação contínua e criticam, sobretudo, a falta de tempo. No entanto, consideram a Academia um óptimo lugar para trabalhar, devido à qualidade do ambiente entre docentes, docentes e alunos, e docentes e direcção.This Master thesis in Adult Education, held at the Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, aims to understand the process of training art teachers in the role of adult educators, and to what extent they seek to promote social intervention to their students. Based on referential authors in the field of adult education such as Rui Canário, Gaston Pineau, Paulo Freire and Ivan Illich, we uphold the idea that education and training are broad and diffuse processes that occur at all times and places in life. On the other hand, we consider that the teaching of the arts allows the promotion of a process of social transformation. We have chosen to carry out a case study at the National Academy of Arts in a northern European country, a state institution of arts education which offers undergraduate, master and doctoral courses in the field of artistic research, fundamentally based on social praxis. The data collection consisted of biographical interviews with five teachers of the Academy and the collection of institutional documents focused on the mission and guiding principles of the institution. It was found that teachers do not impose on students social praxis as the purpose of their work, however, by acting as educators and upholding personal and the Academy's values, this is transmitted and encouraged to students throughout their academic journey. The educators also promote individuality, a personal search for meaning, creativity, autonomy of thought and freedom of expression. The training of teachers within the Academy is mainly through the exchange of information, knowledge and opinions amongst colleagues, noting the strong connection between them. The educators point to a need for more and better continuous training and criticize, in particular, the lack of time, while, nevertheless, referring to the Academy as an excellent place to work due of the quality of the environment amongst teachers, teachers and students, and teachers and management.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaVilhena, Manuel Júlio Sousa de2020-02-19T15:46:13Z20192019-10-092019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:07.469944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de arte e a práxis social
title A formação de professores de arte e a práxis social
spellingShingle A formação de professores de arte e a práxis social
Vilhena, Manuel Júlio Sousa de
Formação experiencial
Professores
Ensino das artes
Valores
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação de professores de arte e a práxis social
title_full A formação de professores de arte e a práxis social
title_fullStr A formação de professores de arte e a práxis social
title_full_unstemmed A formação de professores de arte e a práxis social
title_sort A formação de professores de arte e a práxis social
author Vilhena, Manuel Júlio Sousa de
author_facet Vilhena, Manuel Júlio Sousa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilhena, Manuel Júlio Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação experiencial
Professores
Ensino das artes
Valores
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação experiencial
Professores
Ensino das artes
Valores
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-09
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-19T15:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41955
url http://hdl.handle.net/10451/41955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491813347328