Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49346 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_a6dc4bca10c66cc08f101e6f1a4cb4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/49346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramentoProfessores - FormaçãoFormação experiencialReflexãoAutoformaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Esta pesquisa foi realizada no âmbito das Ciências da Educação, no Mestrado em Educação e Formação com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Ela incide sobre os discursos que permeiam a prática educativa dos professores, no que concerne ao seu processo autoformativo que é revelado através de narrativas biográficas. Apresenta a questão da autoformação de professores articulada com vários processos formativos, heteroformativos e ecoformativos. Está pautada na ideia de que os professores são capazes de gerir a sua própria aprendizagem, assim como elaborar e reelaborar o seu conhecimento, de acordo com as necessidades de tempo e espaço, a partir das variadas experiências vividas, que de alguma forma impactaram na sua formação. Todo esse processo (hetero, eco e auto) formativo se apresenta a partir da reflexão que engloba as dimensões pessoal, o social e o meio. Como pesquisa qualitativa sobre a formação docente, analisaram-se narrativas biográficas de quatro professoras de Língua Portuguesa de escolas públicas brasileiras, pertencentes às regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, que lecionam do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental II. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo; o resultado foi separado em categorias referentes aos processos de formação. Os processos de autoformação, heteroformação e ecoformação foram analisados, discutidos e debatidos no âmbito da formação que se prolonga pela vida. As fontes dessa pesquisa foram entrevistas semiestruturadas de inspiração biográfica e análise documental de documentos oficiais que permeiam a legislação do ensino e dos ciclos de ensino relacionados com o trabalho educacional de professores de Língua Portuguesa.This research was carried out within the scope of Educational Sciences, in the Master in Education and Training with specialization in Social and Cultural Development, from the Institute of Education of the University of Lisbon. It focuses on the discourses that permeate the teachers' educational practice, which concerns their self formative process that is revealed through their narratives. It presents the issue of teacher self-training articulated with various formative, heteroformative and ecoformative processes. It is based on the idea that teachers are able to manage their own learning, as well as to elaborate and re-elaborate their knowledge, according to the needs of time and space, based on the varied lived experiences, which somehow impacted their formation. This whole process (hetero, eco and self) formative is presented from the reflection that encompasses the personal, the social and the environmental dimensions. As a qualitative research on teacher education, the reports of four Portuguese language teachers from Brazilian public schools, belonging to the Midwest, Northeast and South regions, who teach from the sixth to the ninth years of Elementary School II, were analyzed. For data treatment, content analysis was used; the result was separated into categories related to the training processes. The processes of self-training, heteroforming and ecoforming were analyzed, discussed and debated in the context of life-long training. The sources of this research were semi-structured interviews with biographical inspiration and documentary analysis of official documents that permeate the teaching legislation and the teaching cycles related to the educational work of Portuguese-speaking teachers.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Ana Karla Silva dos Santos e2021-08-27T15:35:28Z20212021-06-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49346TID:202970108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:00.775139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
title |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
spellingShingle |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e Professores - Formação Formação experiencial Reflexão Autoformação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
title_full |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
title_fullStr |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
title_sort |
Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento |
author |
Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e |
author_facet |
Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Formação experiencial Reflexão Autoformação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Professores - Formação Formação experiencial Reflexão Autoformação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27T15:35:28Z 2021 2021-06-02 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/49346 TID:202970108 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/49346 |
identifier_str_mv |
TID:202970108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134558048747520 |