Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49346
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_a6dc4bca10c66cc08f101e6f1a4cb4c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramentoProfessores - FormaçãoFormação experiencialReflexãoAutoformaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Esta pesquisa foi realizada no âmbito das Ciências da Educação, no Mestrado em Educação e Formação com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Ela incide sobre os discursos que permeiam a prática educativa dos professores, no que concerne ao seu processo autoformativo que é revelado através de narrativas biográficas. Apresenta a questão da autoformação de professores articulada com vários processos formativos, heteroformativos e ecoformativos. Está pautada na ideia de que os professores são capazes de gerir a sua própria aprendizagem, assim como elaborar e reelaborar o seu conhecimento, de acordo com as necessidades de tempo e espaço, a partir das variadas experiências vividas, que de alguma forma impactaram na sua formação. Todo esse processo (hetero, eco e auto) formativo se apresenta a partir da reflexão que engloba as dimensões pessoal, o social e o meio. Como pesquisa qualitativa sobre a formação docente, analisaram-se narrativas biográficas de quatro professoras de Língua Portuguesa de escolas públicas brasileiras, pertencentes às regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, que lecionam do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental II. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo; o resultado foi separado em categorias referentes aos processos de formação. Os processos de autoformação, heteroformação e ecoformação foram analisados, discutidos e debatidos no âmbito da formação que se prolonga pela vida. As fontes dessa pesquisa foram entrevistas semiestruturadas de inspiração biográfica e análise documental de documentos oficiais que permeiam a legislação do ensino e dos ciclos de ensino relacionados com o trabalho educacional de professores de Língua Portuguesa.This research was carried out within the scope of Educational Sciences, in the Master in Education and Training with specialization in Social and Cultural Development, from the Institute of Education of the University of Lisbon. It focuses on the discourses that permeate the teachers' educational practice, which concerns their self formative process that is revealed through their narratives. It presents the issue of teacher self-training articulated with various formative, heteroformative and ecoformative processes. It is based on the idea that teachers are able to manage their own learning, as well as to elaborate and re-elaborate their knowledge, according to the needs of time and space, based on the varied lived experiences, which somehow impacted their formation. This whole process (hetero, eco and self) formative is presented from the reflection that encompasses the personal, the social and the environmental dimensions. As a qualitative research on teacher education, the reports of four Portuguese language teachers from Brazilian public schools, belonging to the Midwest, Northeast and South regions, who teach from the sixth to the ninth years of Elementary School II, were analyzed. For data treatment, content analysis was used; the result was separated into categories related to the training processes. The processes of self-training, heteroforming and ecoforming were analyzed, discussed and debated in the context of life-long training. The sources of this research were semi-structured interviews with biographical inspiration and documentary analysis of official documents that permeate the teaching legislation and the teaching cycles related to the educational work of Portuguese-speaking teachers.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Ana Karla Silva dos Santos e2021-08-27T15:35:28Z20212021-06-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49346TID:202970108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:00.775139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
title Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
spellingShingle Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e
Professores - Formação
Formação experiencial
Reflexão
Autoformação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
title_full Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
title_fullStr Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
title_full_unstemmed Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
title_sort Narrativas de professores de língua portuguesa no âmbito de práticas de letramento
author Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e
author_facet Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Karla Silva dos Santos e
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Formação experiencial
Reflexão
Autoformação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores - Formação
Formação experiencial
Reflexão
Autoformação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27T15:35:28Z
2021
2021-06-02
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49346
TID:202970108
url http://hdl.handle.net/10451/49346
identifier_str_mv TID:202970108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134558048747520