Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christofoli, Simone
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48954
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_b0a9100f95180a105a752639c1b0cfcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencialProfessores - Formação - BrasilFormação inicial de professoresFormação experiencialTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho aborda a temática da formação de professores, no Brasil, considerando os entendimentos dos professores sobre a formação inicial e a formação contínua, assim como sobre as suas experiências decorrentes das vivências cotidianas nos contextos de trabalho, incluindo o relacionamento com os pares e com os alunos. O principal objetivo do estudo foi compreender a formação experiencial a partir dos diferentes contextos vividos pelos professores nos seus quotidianos profissionais e, para tal, recolheu-se narrativas sobre a vida dos professores, com enfoque nas experiências de vida marcantes, no que diz respeito aos processos de formação experiencial ocorridos na formação inicial, na formação contínua e no quotidiano de trabalho, na sala de aula e fora da mesma. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa, de inspiração biográfica. O instrumento de recolha foi a entrevista semi estruturada. Por meio deste instrumento os inquiridos revisitaram os seus percursos formativos, refletindo com a entrevistadora sobre as diferentes experiências geradoras de aprendizagem.This study aimed to analyze teacher training in Brazil, considering teachers’ understandings of initial and continuous training, as well as their everyday life experiences in the school environment, including their interaction with peers and students. The primary purpose of the study was to comprehend experiential learning based on the different contexts experienced by teachers in their daily professional environments. For that, narratives of teachers’ professional lives were gathered, focusing on the remarkable life experiences during both their initial and continuous training, as well as their daily work, inside and outside the classroom. The study was based on a qualitative approach and on a biographical inspiration. The data collection tool was the semi-structured interview. Through this tool, respondents recalled their training trajectories reflecting along with the interviewer the diverse experiences that were develope.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaChristofoli, Simone2021-07-15T13:18:46Z20212021-05-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48954TID:202970620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:37.957235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
title Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
spellingShingle Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
Christofoli, Simone
Professores - Formação - Brasil
Formação inicial de professores
Formação experiencial
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
title_full Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
title_fullStr Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
title_full_unstemmed Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
title_sort Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
author Christofoli, Simone
author_facet Christofoli, Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Christofoli, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação - Brasil
Formação inicial de professores
Formação experiencial
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores - Formação - Brasil
Formação inicial de professores
Formação experiencial
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15T13:18:46Z
2021
2021-05-03
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48954
TID:202970620
url http://hdl.handle.net/10451/48954
identifier_str_mv TID:202970620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134554197327872