Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Marconi Augusto Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47174
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_00da6e619a31764a931656e2a1dd920a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docenteFormaçãoFormação experiencialProfissão docenteTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A presente investigação tem por objetivo contribuir para a compreensão sobre como os professores aprendem a ensinar. Buscou-se interpretar como os professores desenvolveram saberes para ensinar durante a formação inicial, nas ações de formação contínua e na prática profissional. Partiu-se do princípio de que a formação é um processo contínuo que engloba a totalidade do ser humano, onde o indivíduo é sujeito e objeto do seu processo formativo. Esta formação resulta do conjunto constituído pelas experiências vividas na formação (inicial e contínua) e na prática de ensino e pelo sentido que se lhes atribui por meio da reflexão. Procurou-se perceber quais são os saberes do professor, como eles são adquiridos e que saberes são estes que ele mobiliza enquanto se ensina. Para o propósito desta investigação, realizou-se um estudo qualitativo baseado em entrevistas semidiretivas a quatro professoras inspirado no método auto(biográfico). Através do estudo, constatou-se que os professores adquirem saberes para além da educação formal (cursos de formação de professores e as ações de formação contínua). A formação acontece também através dos outros, do meio e da reflexão que realizam em virtude das experiências vivenciadas no cotidiano da prática de ensino. Concluímos que a formação experiencial se apresenta como uma das vias para a aquisição dos saberes da profissão docente.This research aims to contribute to the understanding of how teachers learn how to teach. We sought to interpret how teachers developed knowledge to teach during initial training, in continuous training actions and in professional practice. It was based on the principle that learning is a continuous process that encompasses the totality of the human being, where the individual is subject and object of his learning process and this learning results from the set constituted by the experiences lived in training (initial and continuous) and in teaching practice as well as the meaning attributed to them through reflection. We tried to understand what the teacher's knowledge is, how it is acquired and what knowledge he/she mobilizes while teaching. For the purpose of this investigation, a qualitative study was carried out based on semi-directive interviews with four teachers inspired by the auto (biographical) method. Through the study, it was found that teachers acquire knowledge beyond formal education (initial teacher’s training courses and continuous training actions). Learning also takes place through others, the environment and the reflection he/she conducts due to experiences lived in everyday teaching practice. The research argues that experiential learning is a relevant way to acquire knowledge to the teaching profession.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaLuna, Marconi Augusto Martins2021-03-31T10:11:00Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47174TID:202970450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.765135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
title Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
spellingShingle Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
Luna, Marconi Augusto Martins
Formação
Formação experiencial
Profissão docente
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
title_full Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
title_fullStr Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
title_full_unstemmed Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
title_sort Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
author Luna, Marconi Augusto Martins
author_facet Luna, Marconi Augusto Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Marconi Augusto Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Formação experiencial
Profissão docente
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação
Formação experiencial
Profissão docente
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2021-03-31T10:11:00Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47174
TID:202970450
url http://hdl.handle.net/10451/47174
identifier_str_mv TID:202970450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538286235648