Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Diana Raquel de Andrade Álvares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3345
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
id RCAP_094c67c881d6bbc1de018439dae83680
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do soloMicrossimulaçãoModelos de transportes e usos de soloPlaneamento urbanoSimulação urbanaOPUSUrbanSimMicrosimulationLand use transport modelsUrban planningUrban simulationDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e TransportesOs usos do solo e os sistemas de transportes interagem de forma crucial na perceção do desenvolvimento económico, na qualidade de vida e na sustentabilidade das áreas urbanas. Devido à crescente necessidade de organizar o espaço urbano e à complexidade do mesmo, surgiram os modelos de transporte e usos do solo. Estes modelos começaram a ser desenvolvidos nos anos 50 e 60 do século passado e esse trabalho de desenvolvimento dura até à atualidade, para dar resposta à dificuldade em antecipar os efeitos de determinadas políticas, no que diz respeito ao padrão de usos do solo. Um dos modelos de transporte e usos do solo desenvolvido foi o UrbanSim, desenvolvido por uma equipa da Universidade da Califórnia sob a coordenação do professor Paul Waddell. Este modelo é um sistema integrado de microssimulação de modelos para planear e analisar o desenvolvimento urbano, incorporando a interação entre o uso do solo, os transportes e as políticas públicas. O UrbanSim é essencial na previsão do impacto de políticas de desenvolvimento urbanístico em grandes cidades e áreas metropolitanas. Assim, concretamente na área dos Transportes, o UrbanSim assume grande utilidade, pois, por exemplo, o impacto nos usos de solo de uma alteração na rede de transportes pode ser previsto através de uma simulação efetuada a partir deste modelo e vice-versa. O UrbanSim começou por ser aplicado nos Estados Unidos da América (em Eugene, no estado de Oregon) e, a partir daí, começou a ser utilizado em vários outros estados norte americanos e até em cidades europeias, africanas e asiáticas, perfazendo um total de 21 áreas metropolitanas onde já foram ou estão a ser feitas aplicações. Atualmente, o UrbanSim apresenta uma plataforma aberta, o OPUS, com uma interface gráfica do utilizador, que tem como principal vantagem o fato de, sendo open source, estar acessível gratuitamente à comunidade científica em geral.Abstract: Land use and transport systems interact in a crucial way on the perception of economic development, quality of life and sustainability of urban areas. Land use transport models appeared due to the rising of the necessity to organize the urban space and its complexity. Thesemodels started to develop on the 50’s and 60’s of the twentieth century and were continued until nowadays, to respond to the difficulty in anticipating the effects of given policies, regarding land use pattern. One of the land use transport models developed by Paul Waddell and his team of the California University, was UrbanSim. This model is an integrated system based on microsimulation models in order to plan and analyze the urban development, embedding the interaction between land use, transports and public policies. UrbanSim is essential on the prediction of the impact of urban development policies in big cities and metropolitan areas. Specifically on the transports area, UrbanSim assumes a big value because it can predict what would be the impact, on land use of a change in the transport network using a simulation made by this model and vice versa. UrbanSim was first used in the United States of America (in Eugene, Oregon) and, since then, in many American states and European, African and Asian cities, which are already using themodel, in a total of 21 metropolitan areas, with many applications already done or in development. Currently, the UrbanSim presents an open platform, also known as OPUS, with a graphical user interface, which has the advantage of being freely accessible to the scientific community in general as an open source tool, allowing a free access/use to everybody.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMartins, Paulo José de MatosRCIPLFurtado, Diana Raquel de Andrade Álvares2014-03-11T14:59:10Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3345TID:201229706porFURTADO, Diana Raquel de Andrade Álvares - Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:58.092404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
title Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
spellingShingle Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
Furtado, Diana Raquel de Andrade Álvares
Microssimulação
Modelos de transportes e usos de solo
Planeamento urbano
Simulação urbana
OPUS
UrbanSim
Microsimulation
Land use transport models
Urban planning
Urban simulation
title_short Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
title_full Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
title_fullStr Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
title_full_unstemmed Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
title_sort Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo
author Furtado, Diana Raquel de Andrade Álvares
author_facet Furtado, Diana Raquel de Andrade Álvares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Paulo José de Matos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Diana Raquel de Andrade Álvares
dc.subject.por.fl_str_mv Microssimulação
Modelos de transportes e usos de solo
Planeamento urbano
Simulação urbana
OPUS
UrbanSim
Microsimulation
Land use transport models
Urban planning
Urban simulation
topic Microssimulação
Modelos de transportes e usos de solo
Planeamento urbano
Simulação urbana
OPUS
UrbanSim
Microsimulation
Land use transport models
Urban planning
Urban simulation
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-03-11T14:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3345
TID:201229706
url http://hdl.handle.net/10400.21/3345
identifier_str_mv TID:201229706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FURTADO, Diana Raquel de Andrade Álvares - Análise prospetiva de modelos de transporte e usos do solo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133385485975552