Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Henrique João Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2365
Resumo: O presente documento representa o processo de estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários realizado na Escola Secundária de Francisco Franco. Serão aqui explicadas, analisadas e refletidas todas as experiências passadas durante o estágio pedagógico, resultando em competências, aprendizagens e transformações adquiridas. Desta forma o Estágio Pedagógico é apresentado em várias componentes, sendo elas: a prática letiva, as atividades de intervenção no meio escolar, as atividades de integração no meio e as atividades de natureza científico-pedagógica. Sendo o culminar de um longo e complexo processo de ensino-aprendizagem, afirmamos que nos possibilitou o ganho de competências, de maturidade profissional e pessoal que nos permitiu, enquanto professores, transformar indivíduos e nos transformarmos. O Modelo de Educação Desportiva foi uma metodologia contextualizada enquadrada na matéria de Futebol. Esta metodologia foi utilizada para potenciar aquilo que pretendemos na educação dos nossos alunos. Tal experiência revelou-se com resultados positivos perante a motivação para a Educação Física. Em virtude de todas as experiências ligadas a todo este processo pedagógico queremos destacar o ganho, por parte do professor estagiário, das seguintes capacidades: tomada de decisão, domínio de algumas metodologias e ferramentas de trabalho, trabalho colaborativo e conhecimento científico. Em suma, foi sempre o nosso objetivo ser o mais competentes possível, sempre com o desejo de seguir o caminho correto. Não podemos negar que houve sempre alguns momentos de dúvida e equívocos que foram importantes para a nossa evolução enquanto futuros professores.
id RCAP_09676e4f294ef2b5df2dece582305047
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEscolaEstágio pedagógicoEducação físicaEnsinoDocenteSchoolPedagogical internshipTeachingTeacherEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento representa o processo de estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários realizado na Escola Secundária de Francisco Franco. Serão aqui explicadas, analisadas e refletidas todas as experiências passadas durante o estágio pedagógico, resultando em competências, aprendizagens e transformações adquiridas. Desta forma o Estágio Pedagógico é apresentado em várias componentes, sendo elas: a prática letiva, as atividades de intervenção no meio escolar, as atividades de integração no meio e as atividades de natureza científico-pedagógica. Sendo o culminar de um longo e complexo processo de ensino-aprendizagem, afirmamos que nos possibilitou o ganho de competências, de maturidade profissional e pessoal que nos permitiu, enquanto professores, transformar indivíduos e nos transformarmos. O Modelo de Educação Desportiva foi uma metodologia contextualizada enquadrada na matéria de Futebol. Esta metodologia foi utilizada para potenciar aquilo que pretendemos na educação dos nossos alunos. Tal experiência revelou-se com resultados positivos perante a motivação para a Educação Física. Em virtude de todas as experiências ligadas a todo este processo pedagógico queremos destacar o ganho, por parte do professor estagiário, das seguintes capacidades: tomada de decisão, domínio de algumas metodologias e ferramentas de trabalho, trabalho colaborativo e conhecimento científico. Em suma, foi sempre o nosso objetivo ser o mais competentes possível, sempre com o desejo de seguir o caminho correto. Não podemos negar que houve sempre alguns momentos de dúvida e equívocos que foram importantes para a nossa evolução enquanto futuros professores.This document represents the process of pedagogical internship, in the scope of the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, held at the High School of Francisco Franco. It will be explained, analyzed and reflected all the experiences passed by the pedagogic stage, resulting in competences, learning and transformations of the whole process that includes: learner practice, intervention activities in the school environment, integration activities in the environment and activities of scientific pedagogical nature. Being the culmination of a long and complex teaching-learning process, we affirm that it enabled us to gain skills, professional and personal maturity that allowed us, as teachers, to transform individuals. The Model of Sports Education used in the field of football teaching was one of our great players in our teaching activity. This methodology was used to enhance what we want in the education of our students. This experience has shown positive results in relation to the motivation for Physical Education. Due to all the experiences related to this whole process we wish to highlight the gain and consolidation of the following capacities: decision making, mastery of some methodologies and tools of work, collaborative work and scientific knowledge. In short, it was always our goal to be as competent as possible, always with the desire to follow the correct path, of what we currently intend of EF. We cannot deny that there were always some moments of doubt and misunderstandings that were important to our evolution as future teachers.Lopes, Helder Manuel ArsénioDigitUMaAndrade, Henrique João Mendes2019-05-21T10:44:10Z2019-05-07T00:00:00Z2019-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2365202246353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:08.516536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Andrade, Henrique João Mendes
Escola
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Docente
School
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Andrade, Henrique João Mendes
author_facet Andrade, Henrique João Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Henrique João Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Docente
School
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Docente
School
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento representa o processo de estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários realizado na Escola Secundária de Francisco Franco. Serão aqui explicadas, analisadas e refletidas todas as experiências passadas durante o estágio pedagógico, resultando em competências, aprendizagens e transformações adquiridas. Desta forma o Estágio Pedagógico é apresentado em várias componentes, sendo elas: a prática letiva, as atividades de intervenção no meio escolar, as atividades de integração no meio e as atividades de natureza científico-pedagógica. Sendo o culminar de um longo e complexo processo de ensino-aprendizagem, afirmamos que nos possibilitou o ganho de competências, de maturidade profissional e pessoal que nos permitiu, enquanto professores, transformar indivíduos e nos transformarmos. O Modelo de Educação Desportiva foi uma metodologia contextualizada enquadrada na matéria de Futebol. Esta metodologia foi utilizada para potenciar aquilo que pretendemos na educação dos nossos alunos. Tal experiência revelou-se com resultados positivos perante a motivação para a Educação Física. Em virtude de todas as experiências ligadas a todo este processo pedagógico queremos destacar o ganho, por parte do professor estagiário, das seguintes capacidades: tomada de decisão, domínio de algumas metodologias e ferramentas de trabalho, trabalho colaborativo e conhecimento científico. Em suma, foi sempre o nosso objetivo ser o mais competentes possível, sempre com o desejo de seguir o caminho correto. Não podemos negar que houve sempre alguns momentos de dúvida e equívocos que foram importantes para a nossa evolução enquanto futuros professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-21T10:44:10Z
2019-05-07T00:00:00Z
2019-05-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2365
202246353
url http://hdl.handle.net/10400.13/2365
identifier_str_mv 202246353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129922358214656