Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Joana Lousada Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3404
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2019/2020, a uma turma de 11º ano. Este estágio culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuras docentes da disciplina de Educação Física. Este documento caracteriza-se por ser um instrumento reflexivo que possui todo um conjunto de experiências, reflexões, metodologias e procedimentos desenvolvidos ao longo do estágio. Por sua vez, complementa, de forma contextualizada, todas as experiências do processo de ensino aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola e apresenta a reflexão crítica sobre estas experiências e demais atividades desenvolvidas, tendo em conta uma análise crítica da intervenção e dos resultados obtidos. Este processo de estágio caracteriza-se por ser exigente e complexo, exigindo dos estagiários total dedicação, foco, capacidade de reflexão e de trabalho. Por estes motivos, o relatório de estágio acaba por refletir toda a nossa evolução na prática docente ao longo desta experiência tão rica e com novos estímulos, apresentando as planificações, operacionalizações e reflexões sobre o que foi realizado e as metodologias adotadas. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar, das Ações de Integração no Meio Escolar e das Ações Científico-Pedagógicas, como os que mais impacto tiveram para a nossa formação docente. Uma vez que o estágio pedagógico é a primeira experiência em contexto real, torna-se fundamental nesta formação inicial de professores ao revelar-se uma das etapas mais importantes no processo de aprender a ser professor. Neste contexto real, o estagiário passa por práticas sociais contextualizadas que lhe permitem interagir e participar ativamente no contexto e atribuir significados às suas ações, tornando-se, consequentemente, um membro ativo da comunidade escolar.
id RCAP_87dbb9d86492a1eabc1f4439a1474048
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEstágio pedagógicoPrática docenteEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemPedagogical internshipTeaching practiceTeaching-learning processEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2019/2020, a uma turma de 11º ano. Este estágio culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuras docentes da disciplina de Educação Física. Este documento caracteriza-se por ser um instrumento reflexivo que possui todo um conjunto de experiências, reflexões, metodologias e procedimentos desenvolvidos ao longo do estágio. Por sua vez, complementa, de forma contextualizada, todas as experiências do processo de ensino aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola e apresenta a reflexão crítica sobre estas experiências e demais atividades desenvolvidas, tendo em conta uma análise crítica da intervenção e dos resultados obtidos. Este processo de estágio caracteriza-se por ser exigente e complexo, exigindo dos estagiários total dedicação, foco, capacidade de reflexão e de trabalho. Por estes motivos, o relatório de estágio acaba por refletir toda a nossa evolução na prática docente ao longo desta experiência tão rica e com novos estímulos, apresentando as planificações, operacionalizações e reflexões sobre o que foi realizado e as metodologias adotadas. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar, das Ações de Integração no Meio Escolar e das Ações Científico-Pedagógicas, como os que mais impacto tiveram para a nossa formação docente. Uma vez que o estágio pedagógico é a primeira experiência em contexto real, torna-se fundamental nesta formação inicial de professores ao revelar-se uma das etapas mais importantes no processo de aprender a ser professor. Neste contexto real, o estagiário passa por práticas sociais contextualizadas que lhe permitem interagir e participar ativamente no contexto e atribuir significados às suas ações, tornando-se, consequentemente, um membro ativo da comunidade escolar.This internship report comes within the scope of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, as an integral part of the Pedagogical Internship held at Francisco Franco Secondary School in the academic year 2019/2020, to a class of 11th year. This internship culminates our entire training process as future teachers of the Physical Education discipline. This document is characterized by being a reflective instrument that has a whole set of experiences, reflections, methodologies and procedures developed during the internship. In turn, it complements, in a contextualized way, all the experiences of the teaching-learning process carried out throughout the Supervised Teaching Practice at the School and presents a critical reflection on these experiences and other activities developed, taking into account a critical analysis of the intervention and the results obtained. This internship process is characterized by being demanding and complex, demanding from the interns total dedication, focus, capacity for reflection and work. For these reasons, the internship report ends up reflecting all our evolution in teaching practice throughout this experience so rich and with new stimuli, presenting the plans, operationalizations and reflections on what was accomplished and the methodologies adopted. Thus, we highlight the chapters of Teaching Practice, Intervention Actions in the School Community, Integration Actions in the School Environment and Scientific Pedagogical Actions, as the ones that had the greatest impact on our teacher training. Since the pedagogical internship is the first experience in a real context, it becomes essential in this initial teacher training as it proves to be one of the most important steps in the process of learning to be a teacher. In this real context, the intern undergoes contextualized social practices that allow him to interact and actively participate in the context and assign meanings to his actions, thus becoming an active member of the school community.DigitUMaNovo, Joana Lousada Carvalho2021-05-14T14:16:26Z2021-03-19T00:00:00Z2021-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3404202710114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:27.471078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Novo, Joana Lousada Carvalho
Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Teaching practice
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Novo, Joana Lousada Carvalho
author_facet Novo, Joana Lousada Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Joana Lousada Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Teaching practice
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Teaching practice
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2019/2020, a uma turma de 11º ano. Este estágio culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuras docentes da disciplina de Educação Física. Este documento caracteriza-se por ser um instrumento reflexivo que possui todo um conjunto de experiências, reflexões, metodologias e procedimentos desenvolvidos ao longo do estágio. Por sua vez, complementa, de forma contextualizada, todas as experiências do processo de ensino aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola e apresenta a reflexão crítica sobre estas experiências e demais atividades desenvolvidas, tendo em conta uma análise crítica da intervenção e dos resultados obtidos. Este processo de estágio caracteriza-se por ser exigente e complexo, exigindo dos estagiários total dedicação, foco, capacidade de reflexão e de trabalho. Por estes motivos, o relatório de estágio acaba por refletir toda a nossa evolução na prática docente ao longo desta experiência tão rica e com novos estímulos, apresentando as planificações, operacionalizações e reflexões sobre o que foi realizado e as metodologias adotadas. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar, das Ações de Integração no Meio Escolar e das Ações Científico-Pedagógicas, como os que mais impacto tiveram para a nossa formação docente. Uma vez que o estágio pedagógico é a primeira experiência em contexto real, torna-se fundamental nesta formação inicial de professores ao revelar-se uma das etapas mais importantes no processo de aprender a ser professor. Neste contexto real, o estagiário passa por práticas sociais contextualizadas que lhe permitem interagir e participar ativamente no contexto e atribuir significados às suas ações, tornando-se, consequentemente, um membro ativo da comunidade escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14T14:16:26Z
2021-03-19T00:00:00Z
2021-03-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3404
202710114
url http://hdl.handle.net/10400.13/3404
identifier_str_mv 202710114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129935379431424