Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Jardim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2306
Resumo: O Relatório de Estágio é o culminar do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2017/2018, envolvendo a orientação da prática pedagógica a uma turma de 12° ano. A apresentação, a análise e a reflexão de atividades, de problemáticas e de experiências decorrentes do estágio pedagógico são os nossos principais objetivos com este documento, destacando as aprendizagens decorrentes deste processo que envolveu um conjunto diversificado de atividades e respetivas funções, das quais destacamos: a prática letiva; as atividades de integração no meio; as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. Assim, o estágio pedagógico foi um momento de verdadeiros desafios, como consequência da diversidade de ações a realizar, e da articulação existente entre todas estas, promovendo uma formação eclética ao futuro professor de Educação Física. Neste sentido, a vivência destes processos, relativamente à sua conceção, operacionalização e consequente reflexão, promoveu uma transformação e desenvolvimento das competências do professor (e simultaneamente dos alunos derivado à relação recíproca), no que se refere à: (i) tomada de decisão em função da leitura do contexto (caraterísticas particulares dos alunos e do próprio meio escolar), (ii) aplicação e análise das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensinoaprendizagem dos alunos; (iii) gestão do processo ensino-aprendizagem no seu todo; (iv) capacidade de analisar, refletir e criticar as suas próprias competências e (v) capacidade de comunicar e de se expor perante uma turma.
id RCAP_7e32acf3b6baabeff4c8635ca298e3ad
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemDocenteEstágio pedagógicoAlunosPhysical educationTeaching-learning processTeacherPedagogical internshipStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Relatório de Estágio é o culminar do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2017/2018, envolvendo a orientação da prática pedagógica a uma turma de 12° ano. A apresentação, a análise e a reflexão de atividades, de problemáticas e de experiências decorrentes do estágio pedagógico são os nossos principais objetivos com este documento, destacando as aprendizagens decorrentes deste processo que envolveu um conjunto diversificado de atividades e respetivas funções, das quais destacamos: a prática letiva; as atividades de integração no meio; as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. Assim, o estágio pedagógico foi um momento de verdadeiros desafios, como consequência da diversidade de ações a realizar, e da articulação existente entre todas estas, promovendo uma formação eclética ao futuro professor de Educação Física. Neste sentido, a vivência destes processos, relativamente à sua conceção, operacionalização e consequente reflexão, promoveu uma transformação e desenvolvimento das competências do professor (e simultaneamente dos alunos derivado à relação recíproca), no que se refere à: (i) tomada de decisão em função da leitura do contexto (caraterísticas particulares dos alunos e do próprio meio escolar), (ii) aplicação e análise das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensinoaprendizagem dos alunos; (iii) gestão do processo ensino-aprendizagem no seu todo; (iv) capacidade de analisar, refletir e criticar as suas próprias competências e (v) capacidade de comunicar e de se expor perante uma turma.The Internship Report is the culmination of the pedagogical internship process of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary School, by the University of Madeira, held at Francisco Franco Secondary School, in the 2017/2018 academic year, involving practice orientation pedagogy to a 12th grade class. The presentation, analysis and reflection of activities, problems and experiences arising from the pedagogical stage are our main objectives with this document, highlighting the learning resulting from this process that involved a diverse set of activities and respective functions, of which we highlight: learner practice; integration activities in the environment; the activities of intervention in the school community and the activities of scientific-pedagogical nature. Therefore, the pedagogical experience was a moment of real challenges, as a consequence of the diversity of actions to be carried out, and of the existing articulation between all these, promoting an eclectic formation to the future teacher of Physical Education. In this sense, the experience of these processes, with respect to their conception, operationalization and consequent reflection, promoted a transformation and development of the competences of the teacher (and simultaneously of the students derived from the reciprocal relation), concern to: (i) decision making (specific characteristics of students and the school environment), (ii) application and analysis of the potential of tools, methodologies and strategies in the teaching-learning process of students; (iii) management of the teaching-learning process as a whole; (iv) ability to analyse, reflect and criticize their own skills; (v) ability to communicate and present themselves before a class.Lopes, Helder Manuel ArsénioDigitUMaPinto, Joana Jardim2019-03-15T11:51:38Z2019-02-08T00:00:00Z2019-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2306202191389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:04.737622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Pinto, Joana Jardim
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Docente
Estágio pedagógico
Alunos
Physical education
Teaching-learning process
Teacher
Pedagogical internship
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Pinto, Joana Jardim
author_facet Pinto, Joana Jardim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Docente
Estágio pedagógico
Alunos
Physical education
Teaching-learning process
Teacher
Pedagogical internship
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Docente
Estágio pedagógico
Alunos
Physical education
Teaching-learning process
Teacher
Pedagogical internship
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O Relatório de Estágio é o culminar do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2017/2018, envolvendo a orientação da prática pedagógica a uma turma de 12° ano. A apresentação, a análise e a reflexão de atividades, de problemáticas e de experiências decorrentes do estágio pedagógico são os nossos principais objetivos com este documento, destacando as aprendizagens decorrentes deste processo que envolveu um conjunto diversificado de atividades e respetivas funções, das quais destacamos: a prática letiva; as atividades de integração no meio; as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. Assim, o estágio pedagógico foi um momento de verdadeiros desafios, como consequência da diversidade de ações a realizar, e da articulação existente entre todas estas, promovendo uma formação eclética ao futuro professor de Educação Física. Neste sentido, a vivência destes processos, relativamente à sua conceção, operacionalização e consequente reflexão, promoveu uma transformação e desenvolvimento das competências do professor (e simultaneamente dos alunos derivado à relação recíproca), no que se refere à: (i) tomada de decisão em função da leitura do contexto (caraterísticas particulares dos alunos e do próprio meio escolar), (ii) aplicação e análise das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensinoaprendizagem dos alunos; (iii) gestão do processo ensino-aprendizagem no seu todo; (iv) capacidade de analisar, refletir e criticar as suas próprias competências e (v) capacidade de comunicar e de se expor perante uma turma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15T11:51:38Z
2019-02-08T00:00:00Z
2019-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2306
202191389
url http://hdl.handle.net/10400.13/2306
identifier_str_mv 202191389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129921116700672