Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro José Ferreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5155
Resumo: O presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar todo o processo relativo ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2021/2022. Este documento visa identificar, fundamentar e justificar toda a ação inerente a um processo desta magnitude, que engloba diversas categorias desde: (1) Prática letiva, (2) Ações de natureza científico-pedagógica, (3) Atividades de integração no meio e (4) Atividades de intervenção na comunidade escolar. Todo o trabalho realizado ao longo de um ano letivo passa por uma variedade de experiências que nos fazem refletir, por isso é essencial através deste documento explicar de que modo todos os desafios e dificuldades foram ultrapassadas. O processo de ensino aprendizagem fornece uma panóplia de situações que um estagiário tem de enfrentar, tornando toda esta experiência complexa. No contexto do Estágio Pedagógico, todas as atividades já supracitadas promovem diversas experiências que um professor estagiário guardará na sua memória, e que servirão dê exemplo para a sua futura carreira na docência. Como professor de Educação Física, tive a primeira oportunidade de vivenciar um sonho, experienciando em contexto real a lecionação de aulas de Educação Física a uma turma, aprendendo e explorando diferentes metodologias de ensino. Por fim, todo este processo fez-me crescer enquanto professor, mas também enquanto homem, permitindo desafiar-me todos os dias para ser melhor em diversos aspetos.
id RCAP_cbb2571f3a9c7e45623a794db806e64f
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEstágio pedagógicoEducação físicaPrática docenteEnsino-aprendizagemReflexãoPedagogical internshipPhysical educationTeaching practiceTeaching-learningReflectionEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar todo o processo relativo ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2021/2022. Este documento visa identificar, fundamentar e justificar toda a ação inerente a um processo desta magnitude, que engloba diversas categorias desde: (1) Prática letiva, (2) Ações de natureza científico-pedagógica, (3) Atividades de integração no meio e (4) Atividades de intervenção na comunidade escolar. Todo o trabalho realizado ao longo de um ano letivo passa por uma variedade de experiências que nos fazem refletir, por isso é essencial através deste documento explicar de que modo todos os desafios e dificuldades foram ultrapassadas. O processo de ensino aprendizagem fornece uma panóplia de situações que um estagiário tem de enfrentar, tornando toda esta experiência complexa. No contexto do Estágio Pedagógico, todas as atividades já supracitadas promovem diversas experiências que um professor estagiário guardará na sua memória, e que servirão dê exemplo para a sua futura carreira na docência. Como professor de Educação Física, tive a primeira oportunidade de vivenciar um sonho, experienciando em contexto real a lecionação de aulas de Educação Física a uma turma, aprendendo e explorando diferentes metodologias de ensino. Por fim, todo este processo fez-me crescer enquanto professor, mas também enquanto homem, permitindo desafiar-me todos os dias para ser melhor em diversos aspetos.The main objective of this internship report is to present the entire process related to the Pedagogical Internship of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Madeira, held at Francisco Franco Secondary School, in the academic year 2021/2022. This document aims to identify, justify and justify all the action inherent to a process of this magnitude, which encompasses several categories from: (1) Teaching practice, (2) Scientific-pedagogical actions, (3) Integration activities in the environment and (4) Intervention activities in the school community. All the work carried out over a school year goes through a variety of experiences that make us reflect, so it is essential through this document to explain how all challenges and difficulties were overcome. The teaching-learning process provides a range of situations that a trainee has to face, making this whole experience complex. In the context of the Pedagogical Internship, all the aforementioned activities promote different experiences that a trainee teacher will keep in his memory, and that will serve as an example for his future teaching career. As a Physical Education teacher, I had the first opportunity to live a dream, experiencing in a real context the teaching of Physical Education classes to a class, learning and exploring different teaching methodologies. Finally, this whole process made me grow as a teacher, but also as a man, allowing me to challenge myself every day to be better in different aspects.Lopes, Helder Manuel ArsénioAntunes, Hélio Ricardo LourençoDigitUMaSilva, Pedro José Ferreira da2023-05-10T08:59:31Z2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5155TID:203284569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-14T06:16:39Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:52:03.352833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Silva, Pedro José Ferreira da
Estágio pedagógico
Educação física
Prática docente
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Teaching-learning
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Silva, Pedro José Ferreira da
author_facet Silva, Pedro José Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
Antunes, Hélio Ricardo Lourenço
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro José Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Prática docente
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Teaching-learning
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Prática docente
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Teaching-learning
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar todo o processo relativo ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2021/2022. Este documento visa identificar, fundamentar e justificar toda a ação inerente a um processo desta magnitude, que engloba diversas categorias desde: (1) Prática letiva, (2) Ações de natureza científico-pedagógica, (3) Atividades de integração no meio e (4) Atividades de intervenção na comunidade escolar. Todo o trabalho realizado ao longo de um ano letivo passa por uma variedade de experiências que nos fazem refletir, por isso é essencial através deste documento explicar de que modo todos os desafios e dificuldades foram ultrapassadas. O processo de ensino aprendizagem fornece uma panóplia de situações que um estagiário tem de enfrentar, tornando toda esta experiência complexa. No contexto do Estágio Pedagógico, todas as atividades já supracitadas promovem diversas experiências que um professor estagiário guardará na sua memória, e que servirão dê exemplo para a sua futura carreira na docência. Como professor de Educação Física, tive a primeira oportunidade de vivenciar um sonho, experienciando em contexto real a lecionação de aulas de Educação Física a uma turma, aprendendo e explorando diferentes metodologias de ensino. Por fim, todo este processo fez-me crescer enquanto professor, mas também enquanto homem, permitindo desafiar-me todos os dias para ser melhor em diversos aspetos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2022-12-15T00:00:00Z
2023-05-10T08:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5155
TID:203284569
url http://hdl.handle.net/10400.13/5155
identifier_str_mv TID:203284569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131597803356160