Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Nelson Ascenção de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2784
Resumo: O presente documento emerge no seguimento do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, concretizado na Escola Secundária de Francisco Franco, durante o ano letivo de 2018/ 2019, por meio da lecionação de uma turma de 10.º ano. Durante a concretização deste documento procuramos apresentar, analisar e refletir sobre todas as atividades experienciadas durante o processo de estágio. O desenvolvimento deste processo reflexivo ocorreu nos capítulos da PL, das AICE, das atividades de integração no meio e das atividades de natureza científico-pedagógicas. O presente documento resultou de um conjunto de transformações que ocorreram durante o período de lecionação. As atividades anteriormente mencionadas apresentaram-se como autênticos desafios que, habitualmente, se encarregam de elevar os futuros professores de Educação Física, aos limites das suas capacidades. Sendo este o culminar de um processo complexo de ensino-aprendizagem, já que se assumiu como um reflexo do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionou-nos também a passagem por um conjunto de experiências, que nos possibilitaram, enquanto professores estagiários, intervir e transformar indivíduos. Produto das experiências transversais deste processo, salientámos a obtenção e melhoria das seguintes capacidades: o domínio de metodologias e instrumentos de trabalho, a aplicação e análise de estratégias, bem como, a tomada de decisão. Que considerámos cruciais, pois contribuíram para as aprendizagens recíprocas verificadas entre nós e os alunos. Resumidamente, o estágio pedagógico resultou num conjunto de transformações operacionais e reflexivas, através de um processo complexo onde foram solicitadas inumeras tomadas de decisão seguidas da capacidade de reflexão em função de um objetivo comum.
id RCAP_e166ba31ee7760072c07dee59b5f834c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEstágio pedagógicoPrática docenteEducação físicaPedagogical internshipTeaching practicePhysical educationEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento emerge no seguimento do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, concretizado na Escola Secundária de Francisco Franco, durante o ano letivo de 2018/ 2019, por meio da lecionação de uma turma de 10.º ano. Durante a concretização deste documento procuramos apresentar, analisar e refletir sobre todas as atividades experienciadas durante o processo de estágio. O desenvolvimento deste processo reflexivo ocorreu nos capítulos da PL, das AICE, das atividades de integração no meio e das atividades de natureza científico-pedagógicas. O presente documento resultou de um conjunto de transformações que ocorreram durante o período de lecionação. As atividades anteriormente mencionadas apresentaram-se como autênticos desafios que, habitualmente, se encarregam de elevar os futuros professores de Educação Física, aos limites das suas capacidades. Sendo este o culminar de um processo complexo de ensino-aprendizagem, já que se assumiu como um reflexo do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionou-nos também a passagem por um conjunto de experiências, que nos possibilitaram, enquanto professores estagiários, intervir e transformar indivíduos. Produto das experiências transversais deste processo, salientámos a obtenção e melhoria das seguintes capacidades: o domínio de metodologias e instrumentos de trabalho, a aplicação e análise de estratégias, bem como, a tomada de decisão. Que considerámos cruciais, pois contribuíram para as aprendizagens recíprocas verificadas entre nós e os alunos. Resumidamente, o estágio pedagógico resultou num conjunto de transformações operacionais e reflexivas, através de um processo complexo onde foram solicitadas inumeras tomadas de decisão seguidas da capacidade de reflexão em função de um objetivo comum.This document emerges following the pedagogical internship process of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, implemented at the Francisco Franco Secondary School, during the 2018/2019 school year, through the teaching of a class of 10 students. .Th grade. During the implementation of this document we seek to present, analyze and reflect on all activities experienced during the internship process. The development of this reflective process occurred in the chapters of the PL, the AICE, the integration activities in the environment and the scientific-pedagogical activities. This document resulted from a set of transformations that occurred during the teaching period. The aforementioned activities presented themselves as authentic challenges that usually take the task of elevating future Physical Education teachers to the limits of their abilities. This being the culmination of a complex teaching-learning process, as it was assumed as a reflection of our professional and personal development, it also allowed us to go through a set of experiences that allowed us, as trainee teachers, to intervene and transform individuals. Product of the cross-sectional experiences of this process, we emphasized the obtaining and improvement of the following capacities: the mastery of methodologies and work tools, the application and analysis of strategies, as well as the decision making. Which we consider crucial, as they contributed to the reciprocal learning between us and the students. Briefly, the pedagogical internship resulted in a set of operational and reflexive transformations, through a complex process in which innumerable decision-making was followed, followed by the ability to reflect on a common goal.Lopes, Helder Manuel ArsénioDigitUMaFaria, Nelson Ascenção de2020-03-13T14:27:04Z2019-12-11T00:00:00Z2019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2784202455750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:38Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:36.494349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Faria, Nelson Ascenção de
Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Pedagogical internship
Teaching practice
Physical education
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Faria, Nelson Ascenção de
author_facet Faria, Nelson Ascenção de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Nelson Ascenção de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Pedagogical internship
Teaching practice
Physical education
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Pedagogical internship
Teaching practice
Physical education
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento emerge no seguimento do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, concretizado na Escola Secundária de Francisco Franco, durante o ano letivo de 2018/ 2019, por meio da lecionação de uma turma de 10.º ano. Durante a concretização deste documento procuramos apresentar, analisar e refletir sobre todas as atividades experienciadas durante o processo de estágio. O desenvolvimento deste processo reflexivo ocorreu nos capítulos da PL, das AICE, das atividades de integração no meio e das atividades de natureza científico-pedagógicas. O presente documento resultou de um conjunto de transformações que ocorreram durante o período de lecionação. As atividades anteriormente mencionadas apresentaram-se como autênticos desafios que, habitualmente, se encarregam de elevar os futuros professores de Educação Física, aos limites das suas capacidades. Sendo este o culminar de um processo complexo de ensino-aprendizagem, já que se assumiu como um reflexo do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionou-nos também a passagem por um conjunto de experiências, que nos possibilitaram, enquanto professores estagiários, intervir e transformar indivíduos. Produto das experiências transversais deste processo, salientámos a obtenção e melhoria das seguintes capacidades: o domínio de metodologias e instrumentos de trabalho, a aplicação e análise de estratégias, bem como, a tomada de decisão. Que considerámos cruciais, pois contribuíram para as aprendizagens recíprocas verificadas entre nós e os alunos. Resumidamente, o estágio pedagógico resultou num conjunto de transformações operacionais e reflexivas, através de um processo complexo onde foram solicitadas inumeras tomadas de decisão seguidas da capacidade de reflexão em função de um objetivo comum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T00:00:00Z
2019-12-11T00:00:00Z
2020-03-13T14:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2784
202455750
url http://hdl.handle.net/10400.13/2784
identifier_str_mv 202455750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129927582220288