A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rafaela Alexandra Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77955
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_09a2fd2750056611c45292a6998daed3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-EscolarChildren's literature and natural sciences: contributions to an articulation in Preschool educationEducação Pré-EscolarEducação em ciênciasEnsino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoLiteratura InfantilChildren’s literatureElementary schoolPreschool educationScience educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório resultou de um projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. A conceção do projeto surgiu de período inicial de observação de um contexto de Educação Pré-Escolar, durante o qual foi possível identificar o interesse das crianças pelas ciências e pela literatura infantil. Assim, através deste projeto procurou-se promover a exploração de histórias infantis em articulação com as atividades práticas de ciências e compreender as potenciais relações que se poderão estabelecer entre a literatura infantil e a exploração das ciências. O projeto desenvolveu-se segundo uma metodologia de investigação-ação e no âmbito do mesmo foram selecionadas 4 obras de Literatura Infantil e planificadas várias atividades. O grupo de crianças de Educação Pré-Escolar tinha idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Os dados foram registados através de gravações áudio e registos fotográficos, com os mesmos realizaram-se os diários de atividades, que foram sujeitos a análise em função dos objetivos previamente definidos para o presente projeto. Os resultados evidenciam que é possível realizar uma boa articulação entre a Ciências e a Literatura Infantil, ou seja, é possível a construção de diversas aprendizagens acerca de variados temas relacionados com as ciências, alcançados através da exploração das obras de literatura infantil. Evidenciam também determinados processos que se repetem quer na exploração das atividades, quer na exploração da leitura, tais como, a observação, a previsão, a comunicação, o registo e a reflexão.This report derives from a pedagogical intervention project as a result of the completion of the curricular internship of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the Elementary School. The pedagogical intervention emerged through an initial stage of observation of the interests and needs of children in the context of preschool education, where the need to create a greater discovery and interaction of children with the sciences and a great curiosity on their part about children's literature was understood. Thus is born the present project that establishes the articulation of the exploration of children's literature to promote learning about the sciences. The project was developed according to an action research methodology and within it 4 works of Children's Literature were selected and several activities were planned. The group of Preschool children was aged between 3 and 5 years. The data were recorded through audio recordings and photographic records, with them the activity diaries were carried out, which were subject to analysis according to the objectives previously defined for this project. The results show that it is possible to perform a good articulation between Science and Children's Literature, that is, it is possible to build various learning about various topics related to science, achieved through the exploration of children's literature works. They also highlight certain processes that are repeated both in the exploration of activities and in the exploration of reading, such as observation, forecasting, communication, registration and reflection.Varela, PauloUniversidade do MinhoFigueiredo, Rafaela Alexandra Silva2021-04-012021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77955por202989399info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:07.731813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
Children's literature and natural sciences: contributions to an articulation in Preschool education
title A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
spellingShingle A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
Figueiredo, Rafaela Alexandra Silva
Educação Pré-Escolar
Educação em ciências
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literatura Infantil
Children’s literature
Elementary school
Preschool education
Science education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
title_full A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
title_fullStr A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
title_sort A literatura infantil e a aprendizagem das ciências: contributos para uma articulação na educação Pré-Escolar
author Figueiredo, Rafaela Alexandra Silva
author_facet Figueiredo, Rafaela Alexandra Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rafaela Alexandra Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Educação em ciências
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literatura Infantil
Children’s literature
Elementary school
Preschool education
Science education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Educação em ciências
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literatura Infantil
Children’s literature
Elementary school
Preschool education
Science education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77955
url https://hdl.handle.net/1822/77955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202989399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132903605534720