O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51778 |
Resumo: | Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável. |
id |
RCAP_09c0ae8180f977969e8bef431d5a69e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51778 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoConstrução do conhecimento profissionalFormação inicial de professoresPeríodo de indução dos Professores1.º Ciclo do Ensino BásicoUtilização educativa de um blogueCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCom esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)Universidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro da20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51778porSilva, C. (2006). O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista PRISMA.COM, n.º 3, 350-366, ISSN 1646-3153. Disponível online em < https://goo.gl/xtA7UG>.1646-3153http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/635info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:06.003805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Construção do conhecimento profissional Formação inicial de professores Período de indução dos Professores 1.º Ciclo do Ensino Básico Utilização educativa de um blogue Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento profissional Formação inicial de professores Período de indução dos Professores 1.º Ciclo do Ensino Básico Utilização educativa de um blogue Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Construção do conhecimento profissional Formação inicial de professores Período de indução dos Professores 1.º Ciclo do Ensino Básico Utilização educativa de um blogue Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51778 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, C. (2006). O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista PRISMA.COM, n.º 3, 350-366, ISSN 1646-3153. Disponível online em < https://goo.gl/xtA7UG>. 1646-3153 http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132690006409216 |