O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51778
Resumo: Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável.
id RCAP_09c0ae8180f977969e8bef431d5a69e3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoConstrução do conhecimento profissionalFormação inicial de professoresPeríodo de indução dos Professores1.º Ciclo do Ensino BásicoUtilização educativa de um blogueCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCom esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)Universidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro da20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51778porSilva, C. (2006). O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista PRISMA.COM, n.º 3, 350-366, ISSN 1646-3153. Disponível online em < https://goo.gl/xtA7UG>.1646-3153http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/635info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:06.003805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Construção do conhecimento profissional
Formação inicial de professores
Período de indução dos Professores
1.º Ciclo do Ensino Básico
Utilização educativa de um blogue
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_facet Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento profissional
Formação inicial de professores
Período de indução dos Professores
1.º Ciclo do Ensino Básico
Utilização educativa de um blogue
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Construção do conhecimento profissional
Formação inicial de professores
Período de indução dos Professores
1.º Ciclo do Ensino Básico
Utilização educativa de um blogue
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professores, seleccionados a partir das turmas de licenciados entre 2002 e 2004. Cada grupo correspondia a um ano de conclusão do curso. O blog funcionou, no desenho metodológico do estudo, como instrumento de regulação e acompanhamento da investigação e como instrumento de recolha de dados, procurando fazer eco de assuntos tratados por intermédio de outros instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas (três entrevistas temáticas: a formação inicial, o período de indução e o projecto profissional e pessoal) e registos escritos síntese dessas entrevistas, relativos à construção do conhecimento profissional. Na medida em que as entrevistas aos três grupos se realizaram de dois em dois meses, o blog funcionou ainda como elemento de ligação entre os três grupos de professores recém-licenciados que participaram nesta investigação e o próprio investigador responsável.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51778
url http://hdl.handle.net/1822/51778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C. (2006). O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista PRISMA.COM, n.º 3, 350-366, ISSN 1646-3153. Disponível online em < https://goo.gl/xtA7UG>.
1646-3153
http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132690006409216