Razões para a frequência da formação contínua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53182 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_09cc70103ce6cfc94a1de41980529e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Razões para a frequência da formação contínuaFormação profissional contínuaCultura organizacionalEstrutura organizacionalDesenvolvimento das competênciasRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Este relatório, intitulado “Razões para a Frequência na Formação Contínua”, dá conta do trabalho realizado no estágio curricular, desenvolvido no seio de uma empresa privada de formação, a SA Formação, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na especialização de Organização e Gestão de Educação e Formação. O Relatório de Estágio está organizado em três capítulos que, em conjunto, fazem fluir toda uma informação e conteúdo que nos permite, numa fase final, retirar conclusões e compreender as razões para a frequência da formação contínua. No Capítulo I, realiza-se a caracterização da organização onde se realizou o estágio curricular. O Capítulo II centra-se na análise das razões que os formandos consideram como as mais importantes para frequentarem cursos de formação contínua na empresa onde o estágio foi realizado. A análise dos dados recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de conveniência mostra que as razões a que os inquiridos atribuem mais importância são a nível pessoal, desde a sua autorrealização, o aumento de conhecimentos e de competências técnicas e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. No Capítulo III constrói-se uma reflexão sobre o percurso de estágio, as atividades, as aprendizagens realizadas e emoções sentidas.This report, entitled “Reasons for Attending Continuing Training”, gives an account of the work carried out in the curricular internship, developed within a private training company, SA Formação, within the scope of the Master's in Education and Training, in the Organization specialization and Education and Training Management. The Internship Report is organized into three chapters that, together, flow all the information and content that allow us, in a final phase, to draw conclusions and understand the reasons for attending continuous training. In Chapter I, the characterization of the organization where the curricular internship took place is carried out. Chapter II focuses on the analysis of the reasons that trainees consider to be the most important for attending continuing training courses in the company where the internship took place. The analysis of data collected through the application of a questionnaire survey to a convenience sample shows that the reasons that respondents attach more importance to are at a personal level, from self-fulfillment to increased knowledge and technical and development skills. of personal and social skills. In Chapter III, a reflection is built on the internship, the activities, the learning carried out and the emotions felt.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaHenriques, Rita Faria2022-05-26T10:04:37Z20222021-12-092022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53182TID:203060164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:09.404720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razões para a frequência da formação contínua |
title |
Razões para a frequência da formação contínua |
spellingShingle |
Razões para a frequência da formação contínua Henriques, Rita Faria Formação profissional contínua Cultura organizacional Estrutura organizacional Desenvolvimento das competências Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Razões para a frequência da formação contínua |
title_full |
Razões para a frequência da formação contínua |
title_fullStr |
Razões para a frequência da formação contínua |
title_full_unstemmed |
Razões para a frequência da formação contínua |
title_sort |
Razões para a frequência da formação contínua |
author |
Henriques, Rita Faria |
author_facet |
Henriques, Rita Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Natália, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Rita Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional contínua Cultura organizacional Estrutura organizacional Desenvolvimento das competências Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação profissional contínua Cultura organizacional Estrutura organizacional Desenvolvimento das competências Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 2022-05-26T10:04:37Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53182 TID:203060164 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53182 |
identifier_str_mv |
TID:203060164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134592208207872 |