Razões para a frequência da formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Rita Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53182
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_09cc70103ce6cfc94a1de41980529e6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Razões para a frequência da formação contínuaFormação profissional contínuaCultura organizacionalEstrutura organizacionalDesenvolvimento das competênciasRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Este relatório, intitulado “Razões para a Frequência na Formação Contínua”, dá conta do trabalho realizado no estágio curricular, desenvolvido no seio de uma empresa privada de formação, a SA Formação, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na especialização de Organização e Gestão de Educação e Formação. O Relatório de Estágio está organizado em três capítulos que, em conjunto, fazem fluir toda uma informação e conteúdo que nos permite, numa fase final, retirar conclusões e compreender as razões para a frequência da formação contínua. No Capítulo I, realiza-se a caracterização da organização onde se realizou o estágio curricular. O Capítulo II centra-se na análise das razões que os formandos consideram como as mais importantes para frequentarem cursos de formação contínua na empresa onde o estágio foi realizado. A análise dos dados recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de conveniência mostra que as razões a que os inquiridos atribuem mais importância são a nível pessoal, desde a sua autorrealização, o aumento de conhecimentos e de competências técnicas e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. No Capítulo III constrói-se uma reflexão sobre o percurso de estágio, as atividades, as aprendizagens realizadas e emoções sentidas.This report, entitled “Reasons for Attending Continuing Training”, gives an account of the work carried out in the curricular internship, developed within a private training company, SA Formação, within the scope of the Master's in Education and Training, in the Organization specialization and Education and Training Management. The Internship Report is organized into three chapters that, together, flow all the information and content that allow us, in a final phase, to draw conclusions and understand the reasons for attending continuous training. In Chapter I, the characterization of the organization where the curricular internship took place is carried out. Chapter II focuses on the analysis of the reasons that trainees consider to be the most important for attending continuing training courses in the company where the internship took place. The analysis of data collected through the application of a questionnaire survey to a convenience sample shows that the reasons that respondents attach more importance to are at a personal level, from self-fulfillment to increased knowledge and technical and development skills. of personal and social skills. In Chapter III, a reflection is built on the internship, the activities, the learning carried out and the emotions felt.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaHenriques, Rita Faria2022-05-26T10:04:37Z20222021-12-092022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53182TID:203060164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:09.404720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Razões para a frequência da formação contínua
title Razões para a frequência da formação contínua
spellingShingle Razões para a frequência da formação contínua
Henriques, Rita Faria
Formação profissional contínua
Cultura organizacional
Estrutura organizacional
Desenvolvimento das competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Razões para a frequência da formação contínua
title_full Razões para a frequência da formação contínua
title_fullStr Razões para a frequência da formação contínua
title_full_unstemmed Razões para a frequência da formação contínua
title_sort Razões para a frequência da formação contínua
author Henriques, Rita Faria
author_facet Henriques, Rita Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Rita Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional contínua
Cultura organizacional
Estrutura organizacional
Desenvolvimento das competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação profissional contínua
Cultura organizacional
Estrutura organizacional
Desenvolvimento das competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
2022-05-26T10:04:37Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53182
TID:203060164
url http://hdl.handle.net/10451/53182
identifier_str_mv TID:203060164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134592208207872