Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1527
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_4c4cf078ec10f4e0124d08313e57663a
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarDesenvolvimento de CompetênciasEnsino Básico (1º ciclo)JogoPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este relatório de estágio surge no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende ser assim uma descrição refletida e fundamentada sobre o processo de estágio e sobre algumas experiências que vivenciamos aquando das respetivas práticas, onde se procurou conciliar a teoria com a prática, pois durante o estágio é essencial que se consiga fazer a integração teoria-prática, ou seja, que sejamos capazes de aplicar em situação de efetiva lecionação a teoria que fomos adquirindo ao longo da nossa formação, bem como confrontar a nossa ação com quadros teóricos explicativos da mesma, no sentido de melhor compreendermos o seu alcance. As nossas práticas desenvolveram-se numa dinâmica de observação, planificação, ação, avaliação, com o objetivo de sermos profissionais reflexivos e críticos e sempre numa perspetiva de reajustamento dessas mesmas práticas. Sempre no sentido de melhorar a nossa ação educativa e de nos tornarmos profissionais mais competentes, procurámos, ao longo das práticas educativas, debruçarmo-nos, de uma forma mais aprofundada, sobre a utilização do jogo como instrumento de aprendizagem. Assim promovemos aprendizagens lúdicas, através do jogo, pois ele faz parte integrante da vida da criança, sendo uma atividade essencial na infância. A análise às práticas educativas levam-nos a considerar que o jogo pode contribuir não só para o desenvolvimento integral da criança, com também para a motivação da aprendizagem, pois quando eram propostas atividades com jogos, os alunos demonstravam interesse e maior envolvimento durante a realização destas atividades. O jogo deve ser assim um recurso a considerar pelos educadores e professores, aquando das suas práticas pedagógicas, não esquecendo que ele deve manter sempre a função lúdica e educativa juntas.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresCabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira2012-11-13T13:02:42Z2012-07-032012-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1527porCabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira – "Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. V, 91 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:24.952975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira
Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento de Competências
Ensino Básico (1º ciclo)
Jogo
Prática Educativa
title_short Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
author Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira
author_facet Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Margarida Damião
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento de Competências
Ensino Básico (1º ciclo)
Jogo
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento de Competências
Ensino Básico (1º ciclo)
Jogo
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-13T13:02:42Z
2012-07-03
2012-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1527
url http://hdl.handle.net/10400.3/1527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira – "Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. V, 91 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130689644265472