Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1527 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_4c4cf078ec10f4e0124d08313e57663a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarDesenvolvimento de CompetênciasEnsino Básico (1º ciclo)JogoPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este relatório de estágio surge no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende ser assim uma descrição refletida e fundamentada sobre o processo de estágio e sobre algumas experiências que vivenciamos aquando das respetivas práticas, onde se procurou conciliar a teoria com a prática, pois durante o estágio é essencial que se consiga fazer a integração teoria-prática, ou seja, que sejamos capazes de aplicar em situação de efetiva lecionação a teoria que fomos adquirindo ao longo da nossa formação, bem como confrontar a nossa ação com quadros teóricos explicativos da mesma, no sentido de melhor compreendermos o seu alcance. As nossas práticas desenvolveram-se numa dinâmica de observação, planificação, ação, avaliação, com o objetivo de sermos profissionais reflexivos e críticos e sempre numa perspetiva de reajustamento dessas mesmas práticas. Sempre no sentido de melhorar a nossa ação educativa e de nos tornarmos profissionais mais competentes, procurámos, ao longo das práticas educativas, debruçarmo-nos, de uma forma mais aprofundada, sobre a utilização do jogo como instrumento de aprendizagem. Assim promovemos aprendizagens lúdicas, através do jogo, pois ele faz parte integrante da vida da criança, sendo uma atividade essencial na infância. A análise às práticas educativas levam-nos a considerar que o jogo pode contribuir não só para o desenvolvimento integral da criança, com também para a motivação da aprendizagem, pois quando eram propostas atividades com jogos, os alunos demonstravam interesse e maior envolvimento durante a realização destas atividades. O jogo deve ser assim um recurso a considerar pelos educadores e professores, aquando das suas práticas pedagógicas, não esquecendo que ele deve manter sempre a função lúdica e educativa juntas.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresCabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira2012-11-13T13:02:42Z2012-07-032012-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1527porCabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira – "Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. V, 91 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:24.952975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira Educação Pré-Escolar Desenvolvimento de Competências Ensino Básico (1º ciclo) Jogo Prática Educativa |
title_short |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira |
author_facet |
Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serpa, Margarida Damião Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Desenvolvimento de Competências Ensino Básico (1º ciclo) Jogo Prática Educativa |
topic |
Educação Pré-Escolar Desenvolvimento de Competências Ensino Básico (1º ciclo) Jogo Prática Educativa |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-13T13:02:42Z 2012-07-03 2012-07-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1527 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cabral, Maria de Deus de Medeiros Pereira – "Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. V, 91 f.. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130689644265472 |