A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2145 |
Resumo: | RESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular. |
id |
RCAP_09f6da6e7ec7dc8935eeabc1210bd396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básicoReflexãoTrabalho de grupoCooperação1º Ciclo do Ensino BásicoRESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular.ABSTRACT The following report includes a critical reflection on developed practices in a context and also an empirical research which intends to ascertain if teachers and students welcome group work and in which way do they develop it on teaching - learning activities with a particular emphasis on the curriculum area of Environment Studies. For this purpose we used resources developed by us during our practice activities as well as the advised education’ authors in order to bethink not only on our practices but also on the group work methodology applied on primary school. In what concerns to the empirically data, we conducted a descriptive research based on a inquiry by questionnaire which was applied to teachers and students from the fourth year of all public and private schools in the city of Lamego. The obtained data showed that both teachers and students are quite receptive to group work. This kind of work is often developed inside the fourth year students’ classrooms, mainly when they are working on Environment Studies and it is usually conducted on information research and on experimental research work/activities. This methodology allows students not only a bigger social interaction and also favor the contents acquisition in this curricular area.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGuedes, Carla Sofia Pereira2014-05-19T12:53:40Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2145porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.318110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico Guedes, Carla Sofia Pereira Reflexão Trabalho de grupo Cooperação 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A recetividade ao trabalho de grupo no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Guedes, Carla Sofia Pereira |
author_facet |
Guedes, Carla Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Rocha, João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Carla Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Trabalho de grupo Cooperação 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Reflexão Trabalho de grupo Cooperação 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
RESUMO O presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende averiguar se professores e alunos são recetivos ao trabalho de grupo e de que forma o incrementam aquando da concretização de atividades de ensino-aprendizagem, com particular ênfase na área curricular de Estudo do Meio. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e a sua utilização no 1.º CEB. Em termos empíricos realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores e alunos do 4º ano de escolaridade de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Lamego. Os dados obtidos permitem concluir que quer os professores quer os alunos são bastante recetivos ao trabalho de grupo e que este é desenvolvido, frequentemente, nas salas de aula do 4º ano, sobretudo em Estudo do Meio, sendo utilizado de preferência para a pesquisa de informação e realização de atividades experimentais. Esta metodologia permite aos alunos não só uma maior interação social como também facilita a aquisição de conteúdos nesta área curricular. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T12:53:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2145 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879575982080 |