O desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar a leitura e a produção oral em aulas de inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39609 |
Resumo: | A consciência fonológica foi sempre algo trabalhado nas aulas de inglês do 1.º CEB, na maior parte das vezes de forma muito mais implícita do que explícita. Porém, este trabalho explícito continuado é bastante importante para vários aspetos da língua nos aprendentes, como por exemplo no desenvolvimento da produção oral e da leitura. Neste relatório debruçamo-nos sobre este tema e tentamos perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode promover a produção oral e a leitura, respondendo à questão investigativa “De que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode potenciar e melhorar a produção oral e a leitura em inglês do 1.º CEB?” Neste sentido, criámos e implementámos um projeto de intervenção didática, constituído por seis sessões, numa turma de 4.º ano do 1.º CEB, no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino do Inglês, com o intuito de perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica poderia melhorar a produção oral e a leitura dos alunos. Este foi um estudo de tipo investigação-ação, de cariz qualitativo, onde foram recolhidos dados através de fichas de trabalho, gravações-áudio, gravações-vídeo, observação direta e, ainda, através de testes de avaliação de consciência fonológica, quer escritos (de discriminação auditiva), quer de leitura de pseudopalavras. A análise e interpretação de dados permitiu concluir que, a partir do desenvolvimento da consciência fonológica com exercícios acerca de certos sons, as crianças demonstraram melhores capacidades de pronúncia dos sons trabalhados e de discriminação auditiva sobre os mesmos, melhorando assim a sua pronúncia, leitura, e consequentemente, produção oral. Assim, este estudo mostra a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar estes aspetos na aprendizagem inicial de uma língua estrangeira. |
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O desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar a leitura e a produção oral em aulas de inglês no 1º CEBConsciência fonológicaConsciência fonémicaLeituraProdução oralEnsino de inglês no 1.º CEBA consciência fonológica foi sempre algo trabalhado nas aulas de inglês do 1.º CEB, na maior parte das vezes de forma muito mais implícita do que explícita. Porém, este trabalho explícito continuado é bastante importante para vários aspetos da língua nos aprendentes, como por exemplo no desenvolvimento da produção oral e da leitura. Neste relatório debruçamo-nos sobre este tema e tentamos perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode promover a produção oral e a leitura, respondendo à questão investigativa “De que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode potenciar e melhorar a produção oral e a leitura em inglês do 1.º CEB?” Neste sentido, criámos e implementámos um projeto de intervenção didática, constituído por seis sessões, numa turma de 4.º ano do 1.º CEB, no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino do Inglês, com o intuito de perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica poderia melhorar a produção oral e a leitura dos alunos. Este foi um estudo de tipo investigação-ação, de cariz qualitativo, onde foram recolhidos dados através de fichas de trabalho, gravações-áudio, gravações-vídeo, observação direta e, ainda, através de testes de avaliação de consciência fonológica, quer escritos (de discriminação auditiva), quer de leitura de pseudopalavras. A análise e interpretação de dados permitiu concluir que, a partir do desenvolvimento da consciência fonológica com exercícios acerca de certos sons, as crianças demonstraram melhores capacidades de pronúncia dos sons trabalhados e de discriminação auditiva sobre os mesmos, melhorando assim a sua pronúncia, leitura, e consequentemente, produção oral. Assim, este estudo mostra a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar estes aspetos na aprendizagem inicial de uma língua estrangeira.Phonological awareness has always been something worked in primary school English, in most times, in a more implicit way rather than an explicit one. However, this explicit work is important to multiple skills in a leaning language, as for example in the developing of speaking ability and reading. In this report, we focus on this theme and try to understand how the development of phonological awareness could promote speaking ability and reading, answering the research question “In what way can the development of phonological awareness optimize and improve speaking ability and reading in primary school English?”. In this sense, we have created and implemented a didactic intervention project, composed of six sessions, in a 4ᵗʰ year class of primary education, under the scope of the English Teaching Practice Curricular Unit, with the purpose of understanding in what way can the development of phonological awareness improve the speaking ability and reading of the students. This was a qualitative action-research study, where the data was collected through worksheets, audio recordings, video recordings, direct observation, and phonological awareness tests, written tests (of auditive discrimination), or tests with reading of pseudowords. The data analysis and interpretation allowed us to conclude that, from the development of phonological awareness with exercises about certain sounds, the children showed the ability to produce the those sounds better than before the project, this way improving pronunciation, reading, and consequently their speaking ability. So, this study shows the importance of the development of phonological awareness to improve these aspects in the initial stage of learning a foreign language.2023-10-24T11:05:42Z2023-07-13T00:00:00Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39609porSilva, Lia Catarina Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:23Zoai:ria.ua.pt:10773/39609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.530447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A consciência fonológica foi sempre algo trabalhado nas aulas de inglês do 1.º CEB, na maior parte das vezes de forma muito mais implícita do que explícita. Porém, este trabalho explícito continuado é bastante importante para vários aspetos da língua nos aprendentes, como por exemplo no desenvolvimento da produção oral e da leitura. Neste relatório debruçamo-nos sobre este tema e tentamos perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode promover a produção oral e a leitura, respondendo à questão investigativa “De que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode potenciar e melhorar a produção oral e a leitura em inglês do 1.º CEB?” Neste sentido, criámos e implementámos um projeto de intervenção didática, constituído por seis sessões, numa turma de 4.º ano do 1.º CEB, no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino do Inglês, com o intuito de perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica poderia melhorar a produção oral e a leitura dos alunos. Este foi um estudo de tipo investigação-ação, de cariz qualitativo, onde foram recolhidos dados através de fichas de trabalho, gravações-áudio, gravações-vídeo, observação direta e, ainda, através de testes de avaliação de consciência fonológica, quer escritos (de discriminação auditiva), quer de leitura de pseudopalavras. A análise e interpretação de dados permitiu concluir que, a partir do desenvolvimento da consciência fonológica com exercícios acerca de certos sons, as crianças demonstraram melhores capacidades de pronúncia dos sons trabalhados e de discriminação auditiva sobre os mesmos, melhorando assim a sua pronúncia, leitura, e consequentemente, produção oral. Assim, este estudo mostra a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar estes aspetos na aprendizagem inicial de uma língua estrangeira. |
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