Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818 |
Resumo: | Na sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procurámos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. O projeto de leitura em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018. Palavras-chave: Ensino secundário; Leitura literária; Metodologia de projeto; Projeto de leitura |
id |
RCAP_0c6c37ec12fb994c99056fe181870959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/7818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura PortuguesaArtigosNa sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procurámos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. O projeto de leitura em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018. Palavras-chave: Ensino secundário; Leitura literária; Metodologia de projeto; Projeto de leituraFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818por2183-66710873-5670Eustáquio, AnaCardoso, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:43Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/7818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:35.248252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
title |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
spellingShingle |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa Eustáquio, Ana Artigos |
title_short |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
title_full |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
title_fullStr |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
title_sort |
Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos individuais de leitura em Literatura Portuguesa |
author |
Eustáquio, Ana |
author_facet |
Eustáquio, Ana Cardoso, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eustáquio, Ana Cardoso, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Na sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procurámos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. O projeto de leitura em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018. Palavras-chave: Ensino secundário; Leitura literária; Metodologia de projeto; Projeto de leitura |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130859302813696 |