O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3797 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_0cdce4ce939c93cc6af7171a7b1e9e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básicoorganização do ambiente educativo da salaespaço físicoaprendizagemclassroom educational environment organizationphysical spacelearningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório síntese surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes fundamentais. A primeira diz respeito às Práticas de Ensino Supervisionadas, descrevendo os projetos de intervenção e as aprendizagens profissionais alcançadas. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um estudo acerca da relação entre a organização do ambiente educativo da sala e a aprendizagem. É um estudo de natureza qualitativa, decorrendo da investigação feita junto de uma educadora, dois professores e duas estudantes da formação inicial. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas. A conclusão do estudo apresenta a importância do ambiente educativo da sala, mais precisamente do espaço físico, tendo em principal consideração as características do grupo de crianças e a área da sala disponível.This summary report comes within the scope of the Supervised Teaching Pedagogical Practice, carried out during the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and is organized into two fundamental parts. The first concerns Supervised Teaching Practices, describing the intervention projects and the professional learning achieved. The second part focuses on the investigative component, presenting a study about the relationship between the organization of the educational environment in the classroom and learning. It is a qualitative study, arising from research carried out with educators, teachers and students in initial training. Data were collected through semi structured interviews. The conclusion of the study shows the importance of the educational environment of the room, more precisely of the physical space, taking into account the characteristics of the group of children and the area of the room available.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFernandes, Flávia Cristina Matoso2021-12-09T15:21:02Z2021-11-152021-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3797TID:202805450por202805450info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:30.210068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico Fernandes, Flávia Cristina Matoso organização do ambiente educativo da sala espaço físico aprendizagem classroom educational environment organization physical space learning |
title_short |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O papel da organização do ambiente educativo na aprendizagem: um estudo em contexto de jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Fernandes, Flávia Cristina Matoso |
author_facet |
Fernandes, Flávia Cristina Matoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uva, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Flávia Cristina Matoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organização do ambiente educativo da sala espaço físico aprendizagem classroom educational environment organization physical space learning |
topic |
organização do ambiente educativo da sala espaço físico aprendizagem classroom educational environment organization physical space learning |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09T15:21:02Z 2021-11-15 2021-11-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3797 TID:202805450 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3797 |
identifier_str_mv |
TID:202805450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202805450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137044028456960 |