Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8757 |
Resumo: | Este trabalho busca discutir características e tendências das teses e dissertações produzidas no Brasil voltadas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais escolares, especificamente aquelas que buscaram inovar as práticas pedagógicas escolares. Como problema de pesquisa pretende-se investigar quais as inovações pedagógicas que ocorreram nessas pesquisas e que condições de produção favoreceram essas inovações. Foram identificadas 94 dissertações e teses desde a primeira defesa ocorrida em 1972 até 2011. Em relação ao ano de defesa, houve um sensível crescimento da produção ao longo dos anos: 4 pesquisas defendidas entre 1972 e 1981; 8 pesquisas de 1982 a 1991; 27 pesquisas de 1992 a 2001; e 55 pesquisas de 2002 a 2011. Em relação à área de conteúdo, notamos o predomínio das pesquisas que abordaram o ensino de Ciências sem especificar temas ou conteúdos de alguma área particular e também o crescimento da abordagem de temas correlacionados a educação ambiental. Em relação aos modelos pedagógicos utilizados, destaca fortemente o modelo Construtivista (56,3%), seguido do modelo Sociocultural (30,8%) e dos modelos Ciência-Tecnologia-Sociedade, Redescoberta e Tecnicista (4,2% cada). |
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Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011)XV ENEC - Práticas educativas em ciênciasEste trabalho busca discutir características e tendências das teses e dissertações produzidas no Brasil voltadas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais escolares, especificamente aquelas que buscaram inovar as práticas pedagógicas escolares. Como problema de pesquisa pretende-se investigar quais as inovações pedagógicas que ocorreram nessas pesquisas e que condições de produção favoreceram essas inovações. Foram identificadas 94 dissertações e teses desde a primeira defesa ocorrida em 1972 até 2011. Em relação ao ano de defesa, houve um sensível crescimento da produção ao longo dos anos: 4 pesquisas defendidas entre 1972 e 1981; 8 pesquisas de 1982 a 1991; 27 pesquisas de 1992 a 2001; e 55 pesquisas de 2002 a 2011. Em relação à área de conteúdo, notamos o predomínio das pesquisas que abordaram o ensino de Ciências sem especificar temas ou conteúdos de alguma área particular e também o crescimento da abordagem de temas correlacionados a educação ambiental. Em relação aos modelos pedagógicos utilizados, destaca fortemente o modelo Construtivista (56,3%), seguido do modelo Sociocultural (30,8%) e dos modelos Ciência-Tecnologia-Sociedade, Redescoberta e Tecnicista (4,2% cada).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8757por1646-2335Fernandes, Rebeca Chiacchio AzevedoMegid-Neto, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.625393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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