Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelica, Ana Sofia Coelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. O mesmo reflete a investigação e intervenção realizadas no âmbito dos dois contextos - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Escola que se pretende para o século XXI, as competências a desenvolver nos alunos mudaram e com elas a aquisição do conhecimento na utilização da tecnologia educativa. A Escola tem de responder às exigências destes tempos de mudanças, proporcionando ambientes de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento de competências, à aquisição de múltiplas literacias e à capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Constantemente a Sociedade e o Mundo atual estão em evolução e por este motivo, é necessário que o professor crie e se atualize sobre as novas didáticas que envolvam as ferramentas digitais, nomeadamente, no que diz respeito à Robótica Educativa (RE). É com base neste pressuposto que se desenvolve o presente estudo que tem como principais objetivos: - Analisar o contributo da utilização da Robótica Educativa, como recurso promotor do desenvolvimento de competências nas áreas das Ciências e Matemática, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico; - Averiguar de que forma se pode delinear um Plano de Ação para Pré-Escolar e 1º Ciclo, com base na Robótica Educativa, que permita desenvolver as aprendizagens nas áreas das Ciências e Matemática. A metodologia aplicada, no Pré-Escolar, segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e os registos de incidentes críticos que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. Em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico, o estudo incide na elaboração de um Plano de Ação, com base nos estudos efetuados, pensado para uma turma de 3º ano de escolaridade.
id RCAP_432be345031ca0e728288fd843a704e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoRobótica educativaRobôsCompetênciasAprendizagensEducaçãoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. O mesmo reflete a investigação e intervenção realizadas no âmbito dos dois contextos - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Escola que se pretende para o século XXI, as competências a desenvolver nos alunos mudaram e com elas a aquisição do conhecimento na utilização da tecnologia educativa. A Escola tem de responder às exigências destes tempos de mudanças, proporcionando ambientes de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento de competências, à aquisição de múltiplas literacias e à capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Constantemente a Sociedade e o Mundo atual estão em evolução e por este motivo, é necessário que o professor crie e se atualize sobre as novas didáticas que envolvam as ferramentas digitais, nomeadamente, no que diz respeito à Robótica Educativa (RE). É com base neste pressuposto que se desenvolve o presente estudo que tem como principais objetivos: - Analisar o contributo da utilização da Robótica Educativa, como recurso promotor do desenvolvimento de competências nas áreas das Ciências e Matemática, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico; - Averiguar de que forma se pode delinear um Plano de Ação para Pré-Escolar e 1º Ciclo, com base na Robótica Educativa, que permita desenvolver as aprendizagens nas áreas das Ciências e Matemática. A metodologia aplicada, no Pré-Escolar, segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e os registos de incidentes críticos que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. Em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico, o estudo incide na elaboração de um Plano de Ação, com base nos estudos efetuados, pensado para uma turma de 3º ano de escolaridade.2022-05-10T12:58:34Z2021-07-16T00:00:00Z2021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5442TID:202918602porPelica, Ana Sofia Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:36Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:40.565833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Pelica, Ana Sofia Coelho
Robótica educativa
Robôs
Competências
Aprendizagens
Educação
title_short Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Robótica educativa em contexto de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
author Pelica, Ana Sofia Coelho
author_facet Pelica, Ana Sofia Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelica, Ana Sofia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educativa
Robôs
Competências
Aprendizagens
Educação
topic Robótica educativa
Robôs
Competências
Aprendizagens
Educação
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório atendendo ao processo investigativo, desenvolvido durante as Práticas Profissionais II e III. O mesmo reflete a investigação e intervenção realizadas no âmbito dos dois contextos - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Escola que se pretende para o século XXI, as competências a desenvolver nos alunos mudaram e com elas a aquisição do conhecimento na utilização da tecnologia educativa. A Escola tem de responder às exigências destes tempos de mudanças, proporcionando ambientes de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento de competências, à aquisição de múltiplas literacias e à capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Constantemente a Sociedade e o Mundo atual estão em evolução e por este motivo, é necessário que o professor crie e se atualize sobre as novas didáticas que envolvam as ferramentas digitais, nomeadamente, no que diz respeito à Robótica Educativa (RE). É com base neste pressuposto que se desenvolve o presente estudo que tem como principais objetivos: - Analisar o contributo da utilização da Robótica Educativa, como recurso promotor do desenvolvimento de competências nas áreas das Ciências e Matemática, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico; - Averiguar de que forma se pode delinear um Plano de Ação para Pré-Escolar e 1º Ciclo, com base na Robótica Educativa, que permita desenvolver as aprendizagens nas áreas das Ciências e Matemática. A metodologia aplicada, no Pré-Escolar, segue uma abordagem qualitativa de investigação-ação por possibilitar reajustes necessários ao longo das intervenções, ser dinâmica e potenciar a constante reflexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e os registos de incidentes críticos que permitiram selecionar evidências e a reflexão escrita. Em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico, o estudo incide na elaboração de um Plano de Ação, com base nos estudos efetuados, pensado para uma turma de 3º ano de escolaridade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16T00:00:00Z
2021-07-16
2022-05-10T12:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
TID:202918602
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5442
identifier_str_mv TID:202918602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129868973113344