Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Sofia Lourenço
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275
Resumo: Este estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição.
id RCAP_0e4f92a744a747c6f3ae78c9b0636882
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básicoTransição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino BásicoConsciência fonológicaEste estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição.2023-11-29T16:00:36Z2023-07-20T00:00:00Z2023-07-202023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3275TID:203391160porCarvalho, Catarina Sofia Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:15Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.996684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
title Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
Carvalho, Catarina Sofia Lourenço
Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico
Consciência fonológica
title_short Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
title_full Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
title_sort Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
author Carvalho, Catarina Sofia Lourenço
author_facet Carvalho, Catarina Sofia Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Catarina Sofia Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico
Consciência fonológica
topic Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico
Consciência fonológica
description Este estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T16:00:36Z
2023-07-20T00:00:00Z
2023-07-20
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275
TID:203391160
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275
identifier_str_mv TID:203391160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308418838528