Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição. |
id |
RCAP_0e4f92a744a747c6f3ae78c9b0636882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básicoTransição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino BásicoConsciência fonológicaEste estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição.2023-11-29T16:00:36Z2023-07-20T00:00:00Z2023-07-202023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3275TID:203391160porCarvalho, Catarina Sofia Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:15Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.996684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
title |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico Carvalho, Catarina Sofia Lourenço Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico Consciência fonológica |
title_short |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico |
author |
Carvalho, Catarina Sofia Lourenço |
author_facet |
Carvalho, Catarina Sofia Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Catarina Sofia Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico Consciência fonológica |
topic |
Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico Consciência fonológica |
description |
Este estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29T16:00:36Z 2023-07-20T00:00:00Z 2023-07-20 2023-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275 TID:203391160 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275 |
identifier_str_mv |
TID:203391160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136308418838528 |