"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29004 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_aac4eb4477da0da68bbf2df58d1b67b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico372.45Relatório de estágio de mestrado em ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico durante o ano letivo 2012/13. E pretende apresentar a intervenção pedagógica realizada em dois contextos educativos distintos, correspondentes a cada um dos ciclos mencionados. O principal objetivo da intervenção nesses contextos foi a melhoria da capacidade de escrever, uma vez que muitos alunos que frequentam o 1º ou 2º ciclo mostram dificuldades na produção textual. Obtivemos esta constatação no decorrer das sucessivas abordagens seguindo a metodologia de investigação-ação, na qual o professor exerce um papel ativo e constantemente questiona, relaciona e reflete sobre a ação. A identificação de alguns problemas levou à planificação de atividades promotoras da linguagem escrita que procuraram corresponder aos interesses das crianças. O projeto procurou impulsionar a construção de textos, incentivando a escrita de um modo criativo e pretendendo desenvolver hábitos e criar o gosto por essa atividade. A escrita criativa permite a liberdade de expressão e transporta uma grande variedade de possibilidades contextuais, é o meio privilegiado para expandir o vocabulário e desenvolver a capacidade de variar as estruturas linguísticas comuns. Nos dois contextos de intervenção o desenvolvimento da escrita suscitou a aplicação de ferramentas criativas e técnicas para combater ideias como “não tenho imaginação”, “perdi todas as boas ideias”, “não sei escrever”, “tenho bloqueios”, de forma a proporcionar experiências e atividades diversificadas. A avaliação do projeto ocorreu durante todo o processo, pela observação da atuação dos intervenientes nas atividades de produção escrita e oral, nas atividades de interpretação e noutras atividades desenvolvidas pelos alunos, incidindo sobretudo ao nível do impacto das estratégias para o desenvolvimento da criatividade. Os resultados demonstram que, apesar da especificidade de cada contexto educativo, a relação entre a criatividade e a motivação é importante, traduzindo-se num real contributo para o desenvolvimento de competências escritas, mesmo numa fase de transição do 1º Ciclo para o 2º Ciclo, que se caracteriza muitas vezes como problemática e impeditiva do sucesso educativo e social dos alunos.This report describes my work as trainee teacher in the Supervised Teaching Practice of the Teacher Training Master Programme (1st and 2nd Cycles of Basic Education) during the school year 2012/13. It presents the pedagogical interventions carried out in two different educational contexts, corresponding to each of the cycles mentioned above. The main objective of the intervention in these contexts was to improve the ability to write, since many students attending the 1st or 2nd Cycle show difficulties in textual production. The intervention involved successive approaches following the action-research methodology, in which the teacher plays an active role by asking questions, acting, observing and reflecting on the action. The identification of some problems led to the planning of activities in order to promote writing skills, responding to the interests of children. The project sought to boost the construction of texts, encouraging writing in a creative way and intending to develop writing habits. Creative writing allows students to express freely and carries a wide variety of contextual possibilities. It is a good way to expand vocabulary and develop the ability to vary common linguistic structures. In the two intervention contexts, the development of writing implied the application of creative tools and techniques to combat ideas like "I have no imagination", "I lost all the good ideas", "I cannot write". The idea was to provide diversified experiences and activities. The evaluation of the project occurred throughout the entire process, by observing the actions and the actors in written and oral activities, and also in interpretation activities and in other activities carried out by students, focusing particularly on the impact of the strategies in the development of creativity. The results demonstrate that, despite the specificity of each educational context, the relationship between creativity and motivation is important and a real contribution to the development of writing skills. This applies to a problematic transition phase as it is the transition from the 1st to the 2nd Cycle of Basic Education, often impeding the educational and social success of students.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoTeixeira, Tânia Andreia Machado20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29004por201407140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:57.824073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico Teixeira, Tânia Andreia Machado 372.45 |
title_short |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
"Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
author |
Teixeira, Tânia Andreia Machado |
author_facet |
Teixeira, Tânia Andreia Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José António Brandão Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Tânia Andreia Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.45 |
topic |
372.45 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29004 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132956592177152 |