Alunos sobredotados : emergência de um atendimento diferenciado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ângela Fernanda Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11242
Resumo: Grandes questões se colocam e questionam acerca da verdadeira importância na identificação de crianças sobredotadas. A resposta a esta questão parece residir na convicção de que a identificação é a única forma de proporcionar ao sobredotado um contexto educativo e desenvolvimental adequado às suas características e necessidades. A identificação do sobredotado possibilitará a emergência de um atendimento diferenciado e personalizado, por parte dos diferentes agentes educativos (Hollinger & Kosek, 1985; Mönks, 1997). Integrar um aluno sobredotado numa turma do ensino regular e não lhe prestar um atendimento diferenciado causará, segundo Freeman (1979, 1983, 1991) inúmeros prejuízos. Assim, estes alunos revelam comportamentos indisciplinados, fruto da frequência em aulas repetitivas e pouco estimuladoras, que em nada satisfazem as suas necessidades, curiosidades e interesses. Concomitantemente, poderão revelar um desinteresse crescente face à realidade escolar ou mesmo um padrão de comportamentos conformistas, como que aceitando que não traz qualquer benefício demonstrar a sua diferença. A identificação deverá então ser encarada como o ponto de partida para uma intervenção verdadeiramente eficiente, isto porque de nada serve rotular uma criança, criar expectativas e não intervir. Este estudo tem como objetivo divulgar as perceções sobre a importância da implementação de programas de enriquecimento, como forma de integração deste grupo de crianças, quer na escola quer na sociedade. A amostra em estudo, consta de cerca de 52 participantes, uma equipa multidisciplinar (pais, técnicos e responsáveis pela equipa dos programas de enriquecimento da ANEIS).
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