A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cristina Manuela Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31733
Resumo: A globalização trouxe-nos mudanças constantes que acarretam múltiplos desafios. É no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre essas mudanças, desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico tolerante e sustentável. Assim, utilizando a língua inglesa como “ponte”, pretendemos trabalhar as paisagens linguísticas rumo à sensibilização para a diversidade linguística e cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de cidadania e de respeito pelo Outro, valorizando as línguas e as culturas da comunidade local, explorando a sua relação com o global. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática que teve a duração de quatro sessões, numa escola do distrito de Aveiro, com um grupo de crianças do 1º CEB, mais concretamente do 4.º ano de escolaridade. No estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário, observações diretas, videogravações, produções dos alunos e entrevistas realizadas a algumas crianças da turma. A análise dos dados demonstrou o contributo da exploração das paisagens linguísticas na sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, bem como na mobilização de capacidades de reflexão e de espírito crítico relativamente às línguas e culturas locais na sua relação com o global. O estudo revelou que é possível utilizar a língua inglesa como uma forma de estabelecer diálogo, de aproximar línguas e culturas no seio da comunidade e, ainda, o quanto é essencial uma abordagem educativa, desde os primeiros anos de escolaridade, que incentive o desenvolvimento da competência plurilingue que promova e valorize o respeito pelo Outro, pela sua cultura e pela sua língua.
id RCAP_0f179b0cd051b8936a7248b87671ac80
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEBPaisagem linguísticaDiversidade linguística e culturalAula de inglês no 1.º CEBRecurso pedagógicoA globalização trouxe-nos mudanças constantes que acarretam múltiplos desafios. É no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre essas mudanças, desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico tolerante e sustentável. Assim, utilizando a língua inglesa como “ponte”, pretendemos trabalhar as paisagens linguísticas rumo à sensibilização para a diversidade linguística e cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de cidadania e de respeito pelo Outro, valorizando as línguas e as culturas da comunidade local, explorando a sua relação com o global. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática que teve a duração de quatro sessões, numa escola do distrito de Aveiro, com um grupo de crianças do 1º CEB, mais concretamente do 4.º ano de escolaridade. No estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário, observações diretas, videogravações, produções dos alunos e entrevistas realizadas a algumas crianças da turma. A análise dos dados demonstrou o contributo da exploração das paisagens linguísticas na sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, bem como na mobilização de capacidades de reflexão e de espírito crítico relativamente às línguas e culturas locais na sua relação com o global. O estudo revelou que é possível utilizar a língua inglesa como uma forma de estabelecer diálogo, de aproximar línguas e culturas no seio da comunidade e, ainda, o quanto é essencial uma abordagem educativa, desde os primeiros anos de escolaridade, que incentive o desenvolvimento da competência plurilingue que promova e valorize o respeito pelo Outro, pela sua cultura e pela sua língua.Globalization has brought constant changes that present us with multiple challenges. It is in the development of the competence to think critically about these changes, from an early age, that we seek answers that will lead us to the best way to ensure a more just, peaceful, tolerant, and sustainable world. Thus, using the English as a "bridge", we intend to work the linguistic landscapes towards the awareness of linguistic and cultural diversity, to promote the development of citizenship skills and respect for the Other, valuing languages and cultures of the local community and exploring its relationship with the global. In this sense, we conceived and implemented a didactic intervention project, which lasted four sessions and took place in a school in the district of Aveiro with children from the 4th year of schooling. The study anchored in the qualitative action-research paradigm, in which data were gathered through questionnaire surveys, direct observations, video recordings, student productions and interviews with some of the students. The content analyses of the data demonstrated the contribution of exploring linguistic landscapes in increasing students' awareness of linguistic and cultural diversity, as well as in mobilizing critical thinking skills and reflection on the languages and cultures present in the community. The study revealed that it is possible to use English language to establish dialogue, to bring languages and cultures closer within the community, and how essential an educational approach is, that encourages the development of plurilingual competence that promotes and values respect for the Other, for their culture and for their language, from the early years of schooling.2021-07-30T09:29:37Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31733porAbreu, Cristina Manuela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:18Zoai:ria.ua.pt:10773/31733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:34.441730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
title A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
spellingShingle A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
Abreu, Cristina Manuela Alves
Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Aula de inglês no 1.º CEB
Recurso pedagógico
title_short A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
title_full A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
title_fullStr A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
title_full_unstemmed A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
title_sort A exploração da paisagem linguística como sensibilização para a diversidade linguística e cultural em aula de inglês no 1º CEB
author Abreu, Cristina Manuela Alves
author_facet Abreu, Cristina Manuela Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cristina Manuela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Aula de inglês no 1.º CEB
Recurso pedagógico
topic Paisagem linguística
Diversidade linguística e cultural
Aula de inglês no 1.º CEB
Recurso pedagógico
description A globalização trouxe-nos mudanças constantes que acarretam múltiplos desafios. É no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre essas mudanças, desde tenra idade, que ambicionamos obter respostas que nos conduzam à melhor forma de assegurar um mundo mais justo, pacífico tolerante e sustentável. Assim, utilizando a língua inglesa como “ponte”, pretendemos trabalhar as paisagens linguísticas rumo à sensibilização para a diversidade linguística e cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de cidadania e de respeito pelo Outro, valorizando as línguas e as culturas da comunidade local, explorando a sua relação com o global. Neste sentido, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didática que teve a duração de quatro sessões, numa escola do distrito de Aveiro, com um grupo de crianças do 1º CEB, mais concretamente do 4.º ano de escolaridade. No estudo realizado, ancorado no paradigma qualitativo de tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através de inquéritos por questionário, observações diretas, videogravações, produções dos alunos e entrevistas realizadas a algumas crianças da turma. A análise dos dados demonstrou o contributo da exploração das paisagens linguísticas na sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, bem como na mobilização de capacidades de reflexão e de espírito crítico relativamente às línguas e culturas locais na sua relação com o global. O estudo revelou que é possível utilizar a língua inglesa como uma forma de estabelecer diálogo, de aproximar línguas e culturas no seio da comunidade e, ainda, o quanto é essencial uma abordagem educativa, desde os primeiros anos de escolaridade, que incentive o desenvolvimento da competência plurilingue que promova e valorize o respeito pelo Outro, pela sua cultura e pela sua língua.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30T09:29:37Z
2021-07-21T00:00:00Z
2021-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31733
url http://hdl.handle.net/10773/31733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690891845632