Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orelhas, Luís Carlos Pepe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11767
Resumo: O objetivo principal deste Relatório de Estágio é a exposição de todo um processo de Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O documento relata e descreve a análise e reflexão da planificação, a lecionação, estratégias de intervenção no ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10ª ano, bem como numa de 5º ano e numa de 6º ano. Numa segunda parte deste Relatório é apresentado um trabalho de iniciação à investigação com o objetivo de verificar os efeitos do projeto curricular no processo ensino-aprendizagem em Educação Física no Agrupamento de Escolas do Fundão. No trabalho foram questionados professores do Agrupamento de Escolas onde foi realizado o Estágio, tendo os resultados sido analisados de forma qualitativa, explorando essencialmente a experiência dos professores face ao atual projeto curricular e observando a sua opinião acerca do mesmo em função das necessidades dos alunos e das aulas de Educação Física.
id RCAP_950ed7da6abefbcdeb021fd5fbdd60f4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação FísicaRelatório de Estágio PedagógicoEducação FísicaEstágio PedagógicoLecionaçãoProjeto CurricularDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO objetivo principal deste Relatório de Estágio é a exposição de todo um processo de Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O documento relata e descreve a análise e reflexão da planificação, a lecionação, estratégias de intervenção no ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10ª ano, bem como numa de 5º ano e numa de 6º ano. Numa segunda parte deste Relatório é apresentado um trabalho de iniciação à investigação com o objetivo de verificar os efeitos do projeto curricular no processo ensino-aprendizagem em Educação Física no Agrupamento de Escolas do Fundão. No trabalho foram questionados professores do Agrupamento de Escolas onde foi realizado o Estágio, tendo os resultados sido analisados de forma qualitativa, explorando essencialmente a experiência dos professores face ao atual projeto curricular e observando a sua opinião acerca do mesmo em função das necessidades dos alunos e das aulas de Educação Física.The main objetive of this document is to expose the pedagogic internship that has been developed in Fundão’s school group in 2018/2019. The document presents the analisis and reflection of the planification, teaching and intervention strategies in the teaching of studentsof the 10th grade, 5th grade and 6th grade. In the second part of this document we expose a investigation report which objective is to study the effects of the curricular project in the process of teaching physical education students of the Fundão’s school group. In this study, we asked physical education teachers and qualitatively analised the results, exploring their experiences with the current curricular project and observing their opinions about how this affects student’s needs.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumOrelhas, Luís Carlos Pepe2022-01-12T16:56:43Z2021-11-122021-10-112021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11767TID:202856186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:28.772397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
Relatório de Estágio Pedagógico
title Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
spellingShingle Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
Orelhas, Luís Carlos Pepe
Educação Física
Estágio Pedagógico
Lecionação
Projeto Curricular
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
title_full Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
title_fullStr Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
title_full_unstemmed Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
title_sort Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação Física
author Orelhas, Luís Carlos Pepe
author_facet Orelhas, Luís Carlos Pepe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Orelhas, Luís Carlos Pepe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Lecionação
Projeto Curricular
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Lecionação
Projeto Curricular
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O objetivo principal deste Relatório de Estágio é a exposição de todo um processo de Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O documento relata e descreve a análise e reflexão da planificação, a lecionação, estratégias de intervenção no ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10ª ano, bem como numa de 5º ano e numa de 6º ano. Numa segunda parte deste Relatório é apresentado um trabalho de iniciação à investigação com o objetivo de verificar os efeitos do projeto curricular no processo ensino-aprendizagem em Educação Física no Agrupamento de Escolas do Fundão. No trabalho foram questionados professores do Agrupamento de Escolas onde foi realizado o Estágio, tendo os resultados sido analisados de forma qualitativa, explorando essencialmente a experiência dos professores face ao atual projeto curricular e observando a sua opinião acerca do mesmo em função das necessidades dos alunos e das aulas de Educação Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-10-11
2021-11-12T00:00:00Z
2022-01-12T16:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11767
TID:202856186
url http://hdl.handle.net/10400.6/11767
identifier_str_mv TID:202856186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136403986055168