A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Raquel Gadé
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16928
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_0f56285ef49b2d0690e3a864c6410fe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo públicoComunicação organizacionalDesign thinkingOrganismo públicoAdministração públicaEstadoOrganizational communicationPublic organizationsPublic administrationGovernmentTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.Um ambiente em constante mudança, desencadeou um novo interesse por parte dos organismos onde se começaram a focar no branding e construção da sua marca, bem como em estratégias de comunicação (Flores et al., 2008, p. 1). Os organismos adaptam-se a novas formas de comunicar, onde a Internet é utilizada para alcançar os seus objetivos, num mercado cada vez mais competitivo. Apesar da comunicação organizacional ser considerada como uma área relevante no sucesso dos organismos e empresas, apenas nos últimos anos, o setor público tem reconhecido a sua importância. A transparência no processo comunicacional de um organismo público, permite uma maior proximidade com o cidadão, acrescentando valor e benefícios à sua imagem. Os novos meios digitais como os websites, as aplicações móveis e as redes sociais permitiram o alcance de um amplo e mais diversificado público, onde a Internet possibilita um maior envolvimento do cidadão com os serviços prestados pelo Estado. A importância do design na comunicação organizacional é um reflexo desta necessidade de comunicar de forma diferenciada, num contexto em que os avanços das tecnologias duma sociedade cada vez mais digital, o design surge como uma solução para os organismos que pretendem obter melhores resultados no mercado, desempenhando um papel preeminente no relacionamento com os seus stakeholders (Flores et al., 2008, p. 1). O projeto desenvolvido neste trabalho final teve como objetivo a conceção de uma ferramenta de comunicação, no sentido de aumentar a ligação entre o cidadão e o organismo público em estudo, adotando a metodologia de design thinking. No desenvolvimento do projeto, optou-se pela ferramenta de comunicação – newsletter - no sentido de informar a sociedade e privilegiar o contacto com o cidadão, através da divulgação de notícias ou informações que correspondessem às suas necessidades e interesses. A finalidade da construção desta ferramenta é a partilha de informação com o cidadão e o reconhecimento do organismo público, através de uma relação de confiança e proximidade com o cidadão e a sociedade em geral.ABSTRACT: A constantly changing environment has triggered a new interest among organisms, where they focus their efforts on branding and brand building, as well as communication strategies (Flores et al., 2008, p. 1). Organizations are adapting to new ways of communicating, where the Internet is used to achieve their goals in an increasingly competitive market. Although organizational communication is considered a relevant area for the success of organisms and businesses, it's only in recent years that the public sector has recognized its importance. Transparency in the communicational process of a public organism allows for closer interaction with citizens, adding value and benefits to its image. New digital media such as websites, mobile applications, and social networks have enabled reaching a broader and more diverse audience, where the Internet allows for greater citizen engagement with the services provided by the government. The importance of design in organizational communication is a reflection of this need to communicate differently. With technological advancements and an increasingly digital society, design emerges as a solution for organisms seeking better results in the market, playing a prominent role in their relationship with stakeholders (Flores et al., 2008, p. 1). The project developed for this final work aimed at conceiving a communication tool to enhance the connection between citizens and the public organism under study, adopting the design thinking methodology. In the project's development, the chosen communication tool was a newsletter, with the purpose of informing society and fostering contact with citizens by disseminating news or information that corresponded to their needs and interests. The purpose of constructing this tool is to share information with citizens and to gain recognition for the public institute through a relationship of trust and proximity with citizens and society in general.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLGomes, Ana Raquel Gadé2024-01-19T12:39:35Z2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16928TID:203467302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.365437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
title A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
spellingShingle A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
Gomes, Ana Raquel Gadé
Comunicação organizacional
Design thinking
Organismo público
Administração pública
Estado
Organizational communication
Public organizations
Public administration
Government
title_short A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
title_full A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
title_fullStr A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
title_full_unstemmed A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
title_sort A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo público
author Gomes, Ana Raquel Gadé
author_facet Gomes, Ana Raquel Gadé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montargil, Filipe
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Raquel Gadé
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Design thinking
Organismo público
Administração pública
Estado
Organizational communication
Public organizations
Public administration
Government
topic Comunicação organizacional
Design thinking
Organismo público
Administração pública
Estado
Organizational communication
Public organizations
Public administration
Government
description Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2023-12-18T00:00:00Z
2024-01-19T12:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16928
TID:203467302
url http://hdl.handle.net/10400.21/16928
identifier_str_mv TID:203467302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056234930176