Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Gianni Carla Ferreira Maia e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/2790
Resumo: Neste trabalho procurar-se-á analisar o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Ordinária Federal Brasileira n. 8.078/1990), visando à proteção contra publicidade enganosa, métodos utilizados no comercio, que são coercitivos ou desleais e impostos no fornecimento de produtos e serviços, considerando esta proteção como direito básico do consumidor, razão pela qual o respectivo código traz, como regra, a responsabilidade civil objetiva, que é aquela que independe de demonstração de culpa do fornecedor, em qualquer de suas modalidades. Sendo assim, este trabalho busca também analisar mencionada responsabilidade civil, definindo-a frente aos anunciantes, às agências e aos veículos de comunicação envolvidos na publicidade que pode gerar danos aos consumidores. O objetivo a que o trabalho se propõe é verificar se pode ser atribuída responsabilidade civil aos veículos de comunicação que divulgam, veiculam a publicidade quando esta divulgação trouxer algum dano ao consumidor ou, simplesmente, o colocar em situação de risco, mesmo que sejam consumidores indeterminados, analisando esta responsabilidade civil frente ao princípio da confiança, que deve permear toda relação de consumo.
id RCAP_0f58a9423cf597e5f67efa31f5559e3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/2790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiroDefesa do consumidorLegislaçãoServiços de comunicaçãoPublicidade enganosaResponsabilidade (Direito)Neste trabalho procurar-se-á analisar o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Ordinária Federal Brasileira n. 8.078/1990), visando à proteção contra publicidade enganosa, métodos utilizados no comercio, que são coercitivos ou desleais e impostos no fornecimento de produtos e serviços, considerando esta proteção como direito básico do consumidor, razão pela qual o respectivo código traz, como regra, a responsabilidade civil objetiva, que é aquela que independe de demonstração de culpa do fornecedor, em qualquer de suas modalidades. Sendo assim, este trabalho busca também analisar mencionada responsabilidade civil, definindo-a frente aos anunciantes, às agências e aos veículos de comunicação envolvidos na publicidade que pode gerar danos aos consumidores. O objetivo a que o trabalho se propõe é verificar se pode ser atribuída responsabilidade civil aos veículos de comunicação que divulgam, veiculam a publicidade quando esta divulgação trouxer algum dano ao consumidor ou, simplesmente, o colocar em situação de risco, mesmo que sejam consumidores indeterminados, analisando esta responsabilidade civil frente ao princípio da confiança, que deve permear toda relação de consumo.2016-11-10T10:45:43Z2016-09-29T00:00:00Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/2790TID:201256045porCampos, Gianni Carla Ferreira Maia einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:27:52Zoai:repositorio.ual.pt:11144/2790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:41.988225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
title Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
spellingShingle Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
Campos, Gianni Carla Ferreira Maia e
Defesa do consumidor
Legislação
Serviços de comunicação
Publicidade enganosa
Responsabilidade (Direito)
title_short Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
title_full Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
title_fullStr Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
title_full_unstemmed Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
title_sort Publicidade enganosa e responsabilidade civil dos veículos de comunicação no direito do consumidor luso-brasileiro
author Campos, Gianni Carla Ferreira Maia e
author_facet Campos, Gianni Carla Ferreira Maia e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Gianni Carla Ferreira Maia e
dc.subject.por.fl_str_mv Defesa do consumidor
Legislação
Serviços de comunicação
Publicidade enganosa
Responsabilidade (Direito)
topic Defesa do consumidor
Legislação
Serviços de comunicação
Publicidade enganosa
Responsabilidade (Direito)
description Neste trabalho procurar-se-á analisar o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Ordinária Federal Brasileira n. 8.078/1990), visando à proteção contra publicidade enganosa, métodos utilizados no comercio, que são coercitivos ou desleais e impostos no fornecimento de produtos e serviços, considerando esta proteção como direito básico do consumidor, razão pela qual o respectivo código traz, como regra, a responsabilidade civil objetiva, que é aquela que independe de demonstração de culpa do fornecedor, em qualquer de suas modalidades. Sendo assim, este trabalho busca também analisar mencionada responsabilidade civil, definindo-a frente aos anunciantes, às agências e aos veículos de comunicação envolvidos na publicidade que pode gerar danos aos consumidores. O objetivo a que o trabalho se propõe é verificar se pode ser atribuída responsabilidade civil aos veículos de comunicação que divulgam, veiculam a publicidade quando esta divulgação trouxer algum dano ao consumidor ou, simplesmente, o colocar em situação de risco, mesmo que sejam consumidores indeterminados, analisando esta responsabilidade civil frente ao princípio da confiança, que deve permear toda relação de consumo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T10:45:43Z
2016-09-29T00:00:00Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/2790
TID:201256045
url http://hdl.handle.net/11144/2790
identifier_str_mv TID:201256045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136832465666048