Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Fátima Marisa Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7669
Resumo: O presente relatório é parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo o percurso formativo seguido como professora-estagiária e a sua reflexão sobre os desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Ao longo deste trabalho são apresentadas duas dimensões que o professor assume no seu quotidiano, ainda que, muitas vezes de forma informal. Isto é, pretende-se divulgar a prática pedagógica do professor, nomeadamente a utilização do questionamento como estratégia de ensino/aprendizagem. Mas, sobretudo, pretende-se divulgar o papel reflexivo do professor para a melhoria da sua prática. Assim, as duas dimensões que pretendemos apresentar são num primeiro momento a reflexão acerca do questionamento enquanto estratégia de ensino/aprendizagem e num segundo momento a reflexão da prática docente. O conceito de prática reflexiva surge como um modo possível dos professores interrogarem as suas práticas de ensino. A reflexão fornece oportunidades para voltar atrás e rever acontecimentos e práticas. Uma prática reflexiva confere poder aos professores e proporciona oportunidades para o seu desenvolvimento. Para enriquecer a nossa investigação quisemos saber, para a seguir, refletir acerca das práticas pedagógicas de outros professores, especificamente de cinco, cujas disciplinas que lecionam vão ao encontro das estudadas neste relatório (Ciências da natureza; Matemática; Língua portuguesa; História e geografia de Portugal; 1º ciclo do Ensino Básico). Analisando os resultados obtidos com a realização deste estudo foi-nos permitido verificar que os professores entrevistados utilizam o questionamento como estratégia de ensino/aprendizagem. No entanto, os objetivos com que o utilizam variam bastante. Os professores utilizam e assinalam como vantagens do questionamento, os seguintes aspetos: verificar as ideias prévias dos alunos; avaliar os conhecimentos dos alunos; promover interação professor-aluno; potenciar o pensamento reflexivo, crítico e criativo e criar uma ligação com a matéria lecionada na aula anterior. As respostas obtidas pelos professores entrevistados vão ao encontro das conclusões das investigações de diversos autores. Esperamos, com este estudo, contribuir para a consciencialização dos docentes em relação à importância das questões colocadas aos alunos e pelos alunos. This report is an integral part of the Course of Supervised Teaching Practice in the Master of Teaching on the first and second cycle of basic education, reflecting the training path followed as a teacher-trainee and her reflection on the professional challenges, processes and performances experienced. This report will talk about the two dimensions that the teacher plays, although sometimes they can be informal. That is, it intends to disclose the teacher's pedagogic practice, including the use of questioning as a strategy for teaching / learning. But above all, it seeks to promote the role of reflection on the teacher to improve his/her practice. The two dimensions that it intends to present are at first reflection on questioning as a strategy for teaching / learning and a second moment the reflection on teaching practice. The concept of reflective practice emerges as a possible way for teachers to interrogate their teaching practices. Reflection provides opportunities to go back and review events and practices. A reflective practice empowers teachers and provides opportunities for its development. To enrich the research, the study intended to know and then reflect on the pedagogical practices of other teachers, specifically of five, whose subjects suit those studied in this report (natural sciences, mathematics, Portuguese language, history and Portuguese geography, on the first cycle of basic education). Analyzing the results of this study, it was verified that the interviewed teachers use questioning as a strategy for teaching / learning. However, the objective of its use varies greatly. Teachers use and point out as advantages of questioning, the following aspects: check the students 'previous ideas, evaluate students' knowledge, to promote teacher-student interaction, enhance the reflective, critical and creative thinking and create a connection with the material taught in the previous class. The responses obtained by the interviewed teachers are similar to the findings of investigations led by several authors. Hopefully, this study will contribute to the awareness of teachers about the importance of the questions posed to students and by students.
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Assim, as duas dimensões que pretendemos apresentar são num primeiro momento a reflexão acerca do questionamento enquanto estratégia de ensino/aprendizagem e num segundo momento a reflexão da prática docente. O conceito de prática reflexiva surge como um modo possível dos professores interrogarem as suas práticas de ensino. A reflexão fornece oportunidades para voltar atrás e rever acontecimentos e práticas. Uma prática reflexiva confere poder aos professores e proporciona oportunidades para o seu desenvolvimento. Para enriquecer a nossa investigação quisemos saber, para a seguir, refletir acerca das práticas pedagógicas de outros professores, especificamente de cinco, cujas disciplinas que lecionam vão ao encontro das estudadas neste relatório (Ciências da natureza; Matemática; Língua portuguesa; História e geografia de Portugal; 1º ciclo do Ensino Básico). Analisando os resultados obtidos com a realização deste estudo foi-nos permitido verificar que os professores entrevistados utilizam o questionamento como estratégia de ensino/aprendizagem. No entanto, os objetivos com que o utilizam variam bastante. Os professores utilizam e assinalam como vantagens do questionamento, os seguintes aspetos: verificar as ideias prévias dos alunos; avaliar os conhecimentos dos alunos; promover interação professor-aluno; potenciar o pensamento reflexivo, crítico e criativo e criar uma ligação com a matéria lecionada na aula anterior. As respostas obtidas pelos professores entrevistados vão ao encontro das conclusões das investigações de diversos autores. Esperamos, com este estudo, contribuir para a consciencialização dos docentes em relação à importância das questões colocadas aos alunos e pelos alunos. This report is an integral part of the Course of Supervised Teaching Practice in the Master of Teaching on the first and second cycle of basic education, reflecting the training path followed as a teacher-trainee and her reflection on the professional challenges, processes and performances experienced. This report will talk about the two dimensions that the teacher plays, although sometimes they can be informal. That is, it intends to disclose the teacher's pedagogic practice, including the use of questioning as a strategy for teaching / learning. But above all, it seeks to promote the role of reflection on the teacher to improve his/her practice. The two dimensions that it intends to present are at first reflection on questioning as a strategy for teaching / learning and a second moment the reflection on teaching practice. The concept of reflective practice emerges as a possible way for teachers to interrogate their teaching practices. Reflection provides opportunities to go back and review events and practices. A reflective practice empowers teachers and provides opportunities for its development. To enrich the research, the study intended to know and then reflect on the pedagogical practices of other teachers, specifically of five, whose subjects suit those studied in this report (natural sciences, mathematics, Portuguese language, history and Portuguese geography, on the first cycle of basic education). Analyzing the results of this study, it was verified that the interviewed teachers use questioning as a strategy for teaching / learning. However, the objective of its use varies greatly. Teachers use and point out as advantages of questioning, the following aspects: check the students 'previous ideas, evaluate students' knowledge, to promote teacher-student interaction, enhance the reflective, critical and creative thinking and create a connection with the material taught in the previous class. The responses obtained by the interviewed teachers are similar to the findings of investigations led by several authors. Hopefully, this study will contribute to the awareness of teachers about the importance of the questions posed to students and by students.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRodrigues, Maria JoséBiblioteca Digital do IPBAfonso, Fátima Marisa Reis2012-10-17T10:07:30Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7669porAfonso, Fátima Marisa Reis (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:24.176103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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