O ensino da gramática em contexto de PLE : a determinação nominal para os alunos chineses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36446 |
Resumo: | Na língua portuguesa, segundo o Dicionário Terminológico, o determinante artigo é “utilizado para indicar o grau de definitude ou especificidade do nome que precede”. No entanto, para os alunos de língua materna chinesa - língua em que não existe um sistema de artigos - é difícil dominar o uso dos artigos em português, constituindo, assim, este conteúdo um desafio especial no âmbito do ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Este trabalho tem como objetivo principal discutir o ensino dos determinantes artigos a aprendentes chineses de PLE, visando inquirir as dificuldades no seu ensino, com base em obras de referência nos domínios relativos e dados recolhidos por questionário e entrevista, tendo em vista por fim dar propostas para o ensino do artigo a estudantes chineses. O enquadramento teórico começa com a descrição do sistema de determinação/indeterminação em português e em chinês, destacando as suas diferenças. Inclui também, na parte teórica, a discussão de metodologias do ensino da gramática. Trata--se de um tema relacionado com o ensino de português na China, que implicou a construção e aplicação de um inquérito em torno do ensino do artigo pelos professores na China e, através do inquérito, pretende-se responder a duas questões principais: 1. Como é que os professores trabalham em sala de aula quando ensinam o uso dos artigos? 2. Quais as maiores dificuldades no ensino do artigo? Aproveitando os resultados apurados, o trabalho avança ainda com propostas para o ensino da determinação a estudantes chineses. |
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O ensino da gramática em contexto de PLE : a determinação nominal para os alunos chinesesLíngua portuguesa - Artigos (Linguística) - Estudo e ensinoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinêsTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNa língua portuguesa, segundo o Dicionário Terminológico, o determinante artigo é “utilizado para indicar o grau de definitude ou especificidade do nome que precede”. No entanto, para os alunos de língua materna chinesa - língua em que não existe um sistema de artigos - é difícil dominar o uso dos artigos em português, constituindo, assim, este conteúdo um desafio especial no âmbito do ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Este trabalho tem como objetivo principal discutir o ensino dos determinantes artigos a aprendentes chineses de PLE, visando inquirir as dificuldades no seu ensino, com base em obras de referência nos domínios relativos e dados recolhidos por questionário e entrevista, tendo em vista por fim dar propostas para o ensino do artigo a estudantes chineses. O enquadramento teórico começa com a descrição do sistema de determinação/indeterminação em português e em chinês, destacando as suas diferenças. Inclui também, na parte teórica, a discussão de metodologias do ensino da gramática. Trata--se de um tema relacionado com o ensino de português na China, que implicou a construção e aplicação de um inquérito em torno do ensino do artigo pelos professores na China e, através do inquérito, pretende-se responder a duas questões principais: 1. Como é que os professores trabalham em sala de aula quando ensinam o uso dos artigos? 2. Quais as maiores dificuldades no ensino do artigo? Aproveitando os resultados apurados, o trabalho avança ainda com propostas para o ensino da determinação a estudantes chineses.In the Portuguese language, according to the Dicionário Terminológico, the determinant article is "used to indicate the degree of definiteness or specificity of the preceding name". However, for students whose mother tongue is Chinese - a language without a system of articles - it is difficult to master the use of articles in Portuguese, thus, being this topic a special challenge in the teaching-learning of Portuguese as a Foreign Language. This work has a main objective of discussing the teaching of Portuguese determinant articles to Chinese learners, and furthermore, to investigate the difficulties in teaching it to Chinese learners who study Portuguese as a Foreign Language. Based on the bibliographic review and data collected by questionnaires and interviews, we try to overview the way this content is taught and offer some proposals for teaching the article to Chinese students at the end of this work. The theoretical framework begins with the description of the determination / indetermination system in Portuguese and Chinese, especially pointing out their differences. It also includesthe discussion of methodologies of grammar teaching. This is a topic related to the teaching of Portuguese in China, which involves the construction and implementation of an inquiry into the teaching of articles by teachers in China. Through the survey, it is intended to answer to two main questions: 1. From the perspective of teachers, how do they teach the article to Chinese students? 2. What are the difficulties in teaching the article? Taking advantage of the results, the work will present some proposals for teaching nominal determination to Chinese students.Ferreira, Margarita Maria CorreiaRepositório da Universidade de LisboaXinyu, Zhou2019-01-16T15:23:02Z2018-07-032018-05-302018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36446TID:201951495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:47.198161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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