O ensino da gramática em contexto de PLE : a determinação nominal para os alunos chineses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xinyu, Zhou
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36446
Resumo: Na língua portuguesa, segundo o Dicionário Terminológico, o determinante artigo é “utilizado para indicar o grau de definitude ou especificidade do nome que precede”. No entanto, para os alunos de língua materna chinesa - língua em que não existe um sistema de artigos - é difícil dominar o uso dos artigos em português, constituindo, assim, este conteúdo um desafio especial no âmbito do ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Este trabalho tem como objetivo principal discutir o ensino dos determinantes artigos a aprendentes chineses de PLE, visando inquirir as dificuldades no seu ensino, com base em obras de referência nos domínios relativos e dados recolhidos por questionário e entrevista, tendo em vista por fim dar propostas para o ensino do artigo a estudantes chineses. O enquadramento teórico começa com a descrição do sistema de determinação/indeterminação em português e em chinês, destacando as suas diferenças. Inclui também, na parte teórica, a discussão de metodologias do ensino da gramática. Trata--se de um tema relacionado com o ensino de português na China, que implicou a construção e aplicação de um inquérito em torno do ensino do artigo pelos professores na China e, através do inquérito, pretende-se responder a duas questões principais: 1. Como é que os professores trabalham em sala de aula quando ensinam o uso dos artigos? 2. Quais as maiores dificuldades no ensino do artigo? Aproveitando os resultados apurados, o trabalho avança ainda com propostas para o ensino da determinação a estudantes chineses.
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