Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Mafalda Sofia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8221
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_d64b313351c28dab7e39fb81f56eb603
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolarEducação pré-escolarPadrões de comportamentoRepetiçãoMatemáticaConteúdosArticulaçãoRaciocínioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014Tendo como tema principal Os padrões em Gustav Klimt, este estudo apresenta uma experiência matemática realizada em contexto de pré-escolar, no qual as crianças de 4 anos de idade foram levadas a descobrir a regra de formação subjacente aos padrões do pintor, bem como, a desenvolver padrões da sua própria imaginação. Para tal, foram desenvolvidas duas atividades integradas e distintas com o objetivo de compreender se as crianças seriam capazes de encontrar regularidades na obra do pintor Gustav Klimt e, a partir daí, explorar conceitos matemáticos como os padrões repetitivos. Na base destas atividades esteve a minha crença de que é essencial fazer mais e melhor pela educação matemática no pré-escolar e, para provar essa necessidade, esta investigação apresenta um enquadramento teórico que vai desde a relevância da matemática na educação pré-escolar, com uma alusão aos padrões na educação matemática e ao documento que orienta os educadores – as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar –, à importância das artes neste nível de ensino, com uma referência à obra do pintor Gustav Klimt. Assim, seguindo uma metodologia baseada na observação participante, foi possível analisar o material recolhido segundo duas vertentes, a reprodução e a criação de padrões e compreender os conhecimentos que as crianças já tinham neste domínio, bem como, as suas evoluções. Os resultados desta investigação destacam que as crianças são capazes de encontrar regularidades na obra de um pintor e explorar padrões repetitivos, quer sejam da sua autoria, quer sejam ao descobrir e ao dar continuidade aos do pintor. Salientam, também, a importância dos padrões na educação pré-escolar, na medida em que a matemática associada às artes leva a que as crianças desenvolvam o seu raciocínio matemático e olhem para o que os rodeia com um novo olhar.Guerreiro, AntónioSapientiaGuerreiro, Mafalda Sofia da Silva2016-05-12T13:12:31Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8221TID:202229130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:28Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:26.813085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
title Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
spellingShingle Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
Guerreiro, Mafalda Sofia da Silva
Educação pré-escolar
Padrões de comportamento
Repetição
Matemática
Conteúdos
Articulação
Raciocínio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
title_full Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
title_fullStr Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
title_full_unstemmed Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
title_sort Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
author Guerreiro, Mafalda Sofia da Silva
author_facet Guerreiro, Mafalda Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Mafalda Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Padrões de comportamento
Repetição
Matemática
Conteúdos
Articulação
Raciocínio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Padrões de comportamento
Repetição
Matemática
Conteúdos
Articulação
Raciocínio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-12T13:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8221
TID:202229130
url http://hdl.handle.net/10400.1/8221
identifier_str_mv TID:202229130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133229006979072