Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grieco Simões, Emanuel Anthony
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7132
Resumo: Fruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas. Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados. Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais. A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa.
id RCAP_0fb68a8ab886601f2c5d28123814f2d7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-LisboaLogísticaCadeia de AbastecimentoGestão de ComprasCustosEficiênciaFruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas. Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados. Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais. A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa.Simões, AnabelaPaz, CarlosRepositório ComumGrieco Simões, Emanuel Anthony2014-12-03T19:15:49Z2013-11-06T00:00:00Z2013-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7132201200546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:43.116171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
title Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
spellingShingle Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
Grieco Simões, Emanuel Anthony
Logística
Cadeia de Abastecimento
Gestão de Compras
Custos
Eficiência
title_short Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
title_full Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
title_fullStr Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
title_full_unstemmed Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
title_sort Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
author Grieco Simões, Emanuel Anthony
author_facet Grieco Simões, Emanuel Anthony
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Anabela
Paz, Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Grieco Simões, Emanuel Anthony
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Cadeia de Abastecimento
Gestão de Compras
Custos
Eficiência
topic Logística
Cadeia de Abastecimento
Gestão de Compras
Custos
Eficiência
description Fruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas. Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados. Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais. A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06T00:00:00Z
2013-11-06T00:00:00Z
2014-12-03T19:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7132
201200546
url http://hdl.handle.net/10400.26/7132
identifier_str_mv 201200546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038802579456