Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7132 |
Resumo: | Fruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas. Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados. Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais. A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa. |
id |
RCAP_0fb68a8ab886601f2c5d28123814f2d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-LisboaLogísticaCadeia de AbastecimentoGestão de ComprasCustosEficiênciaFruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas. Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados. Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais. A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa.Simões, AnabelaPaz, CarlosRepositório ComumGrieco Simões, Emanuel Anthony2014-12-03T19:15:49Z2013-11-06T00:00:00Z2013-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7132201200546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:43.116171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
title |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
spellingShingle |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa Grieco Simões, Emanuel Anthony Logística Cadeia de Abastecimento Gestão de Compras Custos Eficiência |
title_short |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
title_full |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
title_fullStr |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
title_full_unstemmed |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
title_sort |
Reabastecimento de Material de Catering no Transporte Aéreo – Estudo da sua Viabilidade nos Percursos Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa |
author |
Grieco Simões, Emanuel Anthony |
author_facet |
Grieco Simões, Emanuel Anthony |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Anabela Paz, Carlos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grieco Simões, Emanuel Anthony |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Cadeia de Abastecimento Gestão de Compras Custos Eficiência |
topic |
Logística Cadeia de Abastecimento Gestão de Compras Custos Eficiência |
description |
Fruto das constantes e rápidas alterações impostas pelos mercados, torna-se necessário um controlo mais eficiente e com menos intervenientes nas cadeias de abastecimentos, sendo que hoje, a redução dos custos associados às operações não críticas, torna-se um imperativo para a grande parte das empresas. Deste modo, esta dissertação aborda a situação do modelo atual de compras de diversos produtos de catering suportado pela TAP Portugal nas cadeias de abastecimento Rio de Janeiro-Lisboa e São Paulo-Lisboa e analisa uma alternativa de modelo de compras que eventualmente possa implicar menores custos globais e a manutenção dos níveis de eficiência já registados. Na prossecução destes objetivos principais, além desta dissertação ser um contributo à literatura já existente, e numa perspetiva empírica, numa primeira fase procedeu-se à seleção dos materiais em armazém, selecionando aqueles que contribuíram para o estudo. Procedeu-se à análise estatística desses materiais durante o ano de 2011, desde a sua caracterização técnica, consumos, encomendas processadas, custos de distribuição e armazenagem, e por fim, os custos globais implícitos. Numa segunda fase, tendo como objetivo identificar uma possível alternativa de modelo de custos, é desenvolvido um estudo do mercado brasileiro, que visa identificar quais os custos que a empresa pode eventualmente suportar por adquirir diretamente os produtos aos fornecedores locais. A dissertação termina no capítulo 6, com a apresentação das principais conclusões. Independentemente das conclusões obtidas, o modelo alternativo de compras figura-se apenas como um projeto-piloto, ou seja, mesmo que os resultados sejam favoráveis, a sua implementação não é totalmente certa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-06T00:00:00Z 2013-11-06T00:00:00Z 2014-12-03T19:15:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7132 201200546 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7132 |
identifier_str_mv |
201200546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038802579456 |