TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25205 |
Resumo: | Trekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes. |
id |
RCAP_10406f696c090d8d4861a05fcae3e120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefsTreKker Model® - Estudo de caso do impacto do Model TrekKer nas crenças pessoaisHabilidadesInteligência EmocionalEducação permanenteAuto-eficáciaTrekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVentura, MarinaRocha, MagdaAmorim, Margarida2018-07-17T08:29:48Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25205engVentura, M., Rocha, M., Amorim, M. (2011). TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs. Working Papers: Management. N.º 3, 29 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:05.828181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs TreKker Model® - Estudo de caso do impacto do Model TrekKer nas crenças pessoais |
title |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs |
spellingShingle |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs Ventura, Marina Habilidades Inteligência Emocional Educação permanente Auto-eficácia |
title_short |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs |
title_full |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs |
title_fullStr |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs |
title_full_unstemmed |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs |
title_sort |
TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs |
author |
Ventura, Marina |
author_facet |
Ventura, Marina Rocha, Magda Amorim, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Magda Amorim, Margarida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Marina Rocha, Magda Amorim, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Inteligência Emocional Educação permanente Auto-eficácia |
topic |
Habilidades Inteligência Emocional Educação permanente Auto-eficácia |
description |
Trekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2018-07-17T08:29:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25205 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ventura, M., Rocha, M., Amorim, M. (2011). TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs. Working Papers: Management. N.º 3, 29 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131897791512576 |