Práticas educativas inclusivas mediadas pelas TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Simone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, André, Moreira, António, Santos, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38307
Resumo: A educação inclusiva pressupõe uma escola democrática, onde todos têm o direito ao acesso e permanência na escola, respeitando-se a diversidade. Perceber, repensar e atender às diferenças de cada criança tem sido atualmente facilitado com o incessante e recorrente desenvolvimento de mais e mais tecnologias. A utilização das TIC disponibiliza amplas possibilidades de acesso para aqueles que se encontram à margem do processo educativo e pode-se configurar como mais-valia em salas de aulas inclusivas. No sentido de contribuir para a produção de conhecimento sobre essa temática, o presente artigo tem como objetivo sintetizar o conhecimento produzido na literatura científica sobre utilização das TIC na educação inclusiva. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com vista a responder à questão: Qual o cenário atual sobre a utilização das TIC na Educação Inclusiva? Para este fim foi realizada uma busca nas bases de dados Scopus, ERIC e Web of Science no mês de novembro de 2018, que apontou 16 artigos como resultado final, após o cruzamento das palavras-chave “ICT” e “Inclusive education”. Os resultados da utilização das TIC apontaram para a promoção da inclusão escolar e digital em pessoas com necessidades educativas especiais e adolescentes mulçumanas, bem como um número crescente dos estudos voltados para o uso das TIC na Educação Inclusiva.
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