Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252104 |
Resumo: | Sabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica. |
id |
UFRGS-2_9e182eecbb567a3162ac69d9946398a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252104 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quinhones, Sara Raquel WalterMutz, Andresa Silva da Costa2022-12-01T04:52:32Z2022http://hdl.handle.net/10183/252104001154147Sabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica.It is known that there is a diversity of pedagogical methodologies that were used in the act of teaching in the early years of Elementary School. However, there is also a lack regarding the use of children's literature as a source of knowledge, specifically in Natural Sciences classes. With this in mind, this project aims, through an exploratory character, to measure the benefits of literary support as a source of environmental education for students in the long term. The following works were analyzed: O menino da terra, by Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, by Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, by Lidiane Medeiros. The results indicate that a literary work broadens the working perspective of environmental issues, fosters curiosity and presents a pleasant development for the incipient reader. The study also shows that, in addition to classroom learning, this method effectively contributes to ecologically conscious young readers.application/pdfporCiências da naturezaLiteratura infantilEducação ambientalConsciência ecológicaEnsino fundamental : Séries iniciaisNatural sciencesChildren's literatureEnvironmental educationEcological consciousnessContribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154147.pdf.txt001154147.pdf.txtExtracted Texttext/plain51519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/2/001154147.pdf.txt0fef4293c400dede6ed55f4411d59306MD52ORIGINAL001154147.pdfTexto completoapplication/pdf478477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/1/001154147.pdf4a7f0f75855996e1b92dc97b32bb9d8fMD5110183/2521042022-12-02 05:54:09.6065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:54:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental Quinhones, Sara Raquel Walter Ciências da natureza Literatura infantil Educação ambiental Consciência ecológica Ensino fundamental : Séries iniciais Natural sciences Children's literature Environmental education Ecological consciousness |
title_short |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Quinhones, Sara Raquel Walter |
author_facet |
Quinhones, Sara Raquel Walter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quinhones, Sara Raquel Walter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mutz, Andresa Silva da Costa |
contributor_str_mv |
Mutz, Andresa Silva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da natureza Literatura infantil Educação ambiental Consciência ecológica Ensino fundamental : Séries iniciais |
topic |
Ciências da natureza Literatura infantil Educação ambiental Consciência ecológica Ensino fundamental : Séries iniciais Natural sciences Children's literature Environmental education Ecological consciousness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Natural sciences Children's literature Environmental education Ecological consciousness |
description |
Sabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T04:52:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154147 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252104 |
identifier_str_mv |
001154147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/2/001154147.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/1/001154147.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fef4293c400dede6ed55f4411d59306 4a7f0f75855996e1b92dc97b32bb9d8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224645823692800 |