Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viseu, Floriano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Antonia Jacinta Barbosa, Fernandes, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34213
Resumo: A crescente utilização de recursos tecnológicos na sociedade encontra abertura da escola para os integrar nas atividades de ensino e de aprendizagem. Na disciplina de matemática, muito contribuem para essa abertura as recomendações dos programas escolares ao preconizarem o uso desses recursos. Como o que é prescrito nem sempre é concretizado, procuramos averiguar como alunos do ensino médio, do Brasil, e do ensino secundário, de Portugal, utilizam os recursos tecnológicos nas suas atividades de aprendizagem nesta disciplina. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa e a recolha de dados foi efetuada através de um questionário. Em termos de resultados, dos recursos tecnológicos, o mais utilizado pelos alunos nas suas atividades de estudo de matemática é a calculadora. O computador, a Internet e, sobretudo, o Quadro Interativo e o Moodle são ainda pouco explorados pelos alunos de ambos os países nas atividades que realizam na sala de aula e fora dela.
id RCAP_10cb60c82816d6d756248de70d0685f2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no BrasilA comparative study on the use of ICT for learning in secondary school mathematics in Portugal and in Brazil schoolAprendizagem de matemáticaTecnologias de informação e comunicação (TIC)Alunos do ensino médio/secundárioMathematics learningInformation and communication technologies (ICT)Secondary school studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA crescente utilização de recursos tecnológicos na sociedade encontra abertura da escola para os integrar nas atividades de ensino e de aprendizagem. Na disciplina de matemática, muito contribuem para essa abertura as recomendações dos programas escolares ao preconizarem o uso desses recursos. Como o que é prescrito nem sempre é concretizado, procuramos averiguar como alunos do ensino médio, do Brasil, e do ensino secundário, de Portugal, utilizam os recursos tecnológicos nas suas atividades de aprendizagem nesta disciplina. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa e a recolha de dados foi efetuada através de um questionário. Em termos de resultados, dos recursos tecnológicos, o mais utilizado pelos alunos nas suas atividades de estudo de matemática é a calculadora. O computador, a Internet e, sobretudo, o Quadro Interativo e o Moodle são ainda pouco explorados pelos alunos de ambos os países nas atividades que realizam na sala de aula e fora dela.The increasing use of technology resources in society is having an impact in the school in what regards their integration in teaching and learning processes. In the Mathematics, the school curriculum is also advocating the use of these resources. However, as what is prescribed is not always implemented, we examine how secondary school students from Brazil and Portugal use the technological resources in their learning activities in this subject. The study followed a quantitative approach and the data were collected through a questionnaire. In relation to results, the technological resource most used by students in their math study activities is the calculator. The computer, the Internet and especially the Interactive Table and Moodle are still scarcely explored by students of both countries in the learning activities that take place in the classroom and beyond.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)Universidade do MinhoViseu, FlorianoLima, Antonia Jacinta BarbosaFernandes, José António20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34213por1983-3156http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/13816info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:27.935052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
A comparative study on the use of ICT for learning in secondary school mathematics in Portugal and in Brazil school
title Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
spellingShingle Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
Viseu, Floriano
Aprendizagem de matemática
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Alunos do ensino médio/secundário
Mathematics learning
Information and communication technologies (ICT)
Secondary school students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
title_full Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
title_fullStr Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
title_full_unstemmed Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
title_sort Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil
author Viseu, Floriano
author_facet Viseu, Floriano
Lima, Antonia Jacinta Barbosa
Fernandes, José António
author_role author
author2 Lima, Antonia Jacinta Barbosa
Fernandes, José António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viseu, Floriano
Lima, Antonia Jacinta Barbosa
Fernandes, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de matemática
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Alunos do ensino médio/secundário
Mathematics learning
Information and communication technologies (ICT)
Secondary school students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem de matemática
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Alunos do ensino médio/secundário
Mathematics learning
Information and communication technologies (ICT)
Secondary school students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A crescente utilização de recursos tecnológicos na sociedade encontra abertura da escola para os integrar nas atividades de ensino e de aprendizagem. Na disciplina de matemática, muito contribuem para essa abertura as recomendações dos programas escolares ao preconizarem o uso desses recursos. Como o que é prescrito nem sempre é concretizado, procuramos averiguar como alunos do ensino médio, do Brasil, e do ensino secundário, de Portugal, utilizam os recursos tecnológicos nas suas atividades de aprendizagem nesta disciplina. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa e a recolha de dados foi efetuada através de um questionário. Em termos de resultados, dos recursos tecnológicos, o mais utilizado pelos alunos nas suas atividades de estudo de matemática é a calculadora. O computador, a Internet e, sobretudo, o Quadro Interativo e o Moodle são ainda pouco explorados pelos alunos de ambos os países nas atividades que realizam na sala de aula e fora dela.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34213
url http://hdl.handle.net/1822/34213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-3156
http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/13816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132206832025600