Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Jessica de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44685
Resumo: No Brasil, as bibliotecas escolares ainda precisam de muitos investimentos, consequência essa que decorre do descaso eom relação aos papeis da biblioteca na escola pela sociedade, ainda que existam teorias e discursos bem construídos sobre como ela deve ser. No Distrito Federal, movimentações já começaram a ser feitas, visando a melhoria das bibliotecas públicas locais, no entanto, as bibliotecas de suas escolas ainda precisam de ser mais dinamizadas e mais valorizadas, embasando-se em pesquisas e avaliações nacionais. Este estudo, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, estuda a questão da biblioteca escolar, seu papel na sociedade e seu impacto no processo educativo, através de um levantamento de literatura especializada na área, bem como de documentos relevantes, que fornecem diretrizes e orientações para as bibliotecas escolares, e tem como objetivo principal propor um programa de atividades para bibliotecas escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, em um contexto de rede de bibliotecas, propondo orientações e atividades com foco na iniciação de literacias e visando contribuir significativamente para a dinamização da biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da pré-escola da Educação Infantil. Utiliza-se dos métodos bibliográfico e documental, e também comparativo, para a estruturação do programa. Como considerações finais, um programa de atividades contribui para a melhoria e o desenvolvimento das bibliotecas escolares em diversos aspectos, a potencialização do processo de ensino-aprendizagem e, em última instância, a valorização do profissional bibliotecário, que atua nestes espaços.
id RCAP_1119d2681bee7c326ac8dee0b0f4f60e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito FederalBibliotecas escolares - BrasilBibliotecas escolares - Aspectos sociais - BrasilBibliotecas e educaçãoBibliotecas e literaciaBibliotecas escolares - Estudos comparadosTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNo Brasil, as bibliotecas escolares ainda precisam de muitos investimentos, consequência essa que decorre do descaso eom relação aos papeis da biblioteca na escola pela sociedade, ainda que existam teorias e discursos bem construídos sobre como ela deve ser. No Distrito Federal, movimentações já começaram a ser feitas, visando a melhoria das bibliotecas públicas locais, no entanto, as bibliotecas de suas escolas ainda precisam de ser mais dinamizadas e mais valorizadas, embasando-se em pesquisas e avaliações nacionais. Este estudo, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, estuda a questão da biblioteca escolar, seu papel na sociedade e seu impacto no processo educativo, através de um levantamento de literatura especializada na área, bem como de documentos relevantes, que fornecem diretrizes e orientações para as bibliotecas escolares, e tem como objetivo principal propor um programa de atividades para bibliotecas escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, em um contexto de rede de bibliotecas, propondo orientações e atividades com foco na iniciação de literacias e visando contribuir significativamente para a dinamização da biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da pré-escola da Educação Infantil. Utiliza-se dos métodos bibliográfico e documental, e também comparativo, para a estruturação do programa. Como considerações finais, um programa de atividades contribui para a melhoria e o desenvolvimento das bibliotecas escolares em diversos aspectos, a potencialização do processo de ensino-aprendizagem e, em última instância, a valorização do profissional bibliotecário, que atua nestes espaços.In Brazil, school libraries still need a lot of investments, a consequence that results from the disregard for the role of the library in school by society, even though there are well-constructed theories and speeches about how it should be. In the Distrito Federal, movements have already started to be made, aiming to improve the local public libraries. However, the libraries of its schools still need to be more dynamic and more valued, based on national research and evaluations. This study which has a descriptive nature with a qualitative approach, studies the school library issue, its role in society and its impact on the educational process, through a survey of specialized literature in the area, as well as in relevant documents that provide guidelines for school libraries, and its main objective is to propose an activity program for school libraries in the public school system from Distrito Federal, in a context of a library network, suggesting guidelines and activities focusing on literacies initiation and aiming to contribute significantly to the dynamization the school library and the teaching-learning process of pre-school children. It uses the bibliographic, documentary and comparative methods for the program structure. As final considerations, an activity program contributes to the improvement and development of school libraries in several aspects, enhancing the teaching-learning process and, consequently, valuing the professional librarian, who works in these spaces.Silva, Carlos Guardado daRepositório da Universidade de LisboaNeves, Jessica de Carvalho2020-10-28T11:16:52Z2020-09-252020-09-032020-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44685TID:202521648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:12.921005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
title Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
spellingShingle Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
Neves, Jessica de Carvalho
Bibliotecas escolares - Brasil
Bibliotecas escolares - Aspectos sociais - Brasil
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e literacia
Bibliotecas escolares - Estudos comparados
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
title_full Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
title_fullStr Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
title_full_unstemmed Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
title_sort Dinamização das Bibliotecas Escolares no Brasil : proposta de um programa de atividades em contexto de rede no Distrito Federal
author Neves, Jessica de Carvalho
author_facet Neves, Jessica de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos Guardado da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Jessica de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares - Brasil
Bibliotecas escolares - Aspectos sociais - Brasil
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e literacia
Bibliotecas escolares - Estudos comparados
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Bibliotecas escolares - Brasil
Bibliotecas escolares - Aspectos sociais - Brasil
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e literacia
Bibliotecas escolares - Estudos comparados
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description No Brasil, as bibliotecas escolares ainda precisam de muitos investimentos, consequência essa que decorre do descaso eom relação aos papeis da biblioteca na escola pela sociedade, ainda que existam teorias e discursos bem construídos sobre como ela deve ser. No Distrito Federal, movimentações já começaram a ser feitas, visando a melhoria das bibliotecas públicas locais, no entanto, as bibliotecas de suas escolas ainda precisam de ser mais dinamizadas e mais valorizadas, embasando-se em pesquisas e avaliações nacionais. Este estudo, de natureza descritiva com abordagem qualitativa, estuda a questão da biblioteca escolar, seu papel na sociedade e seu impacto no processo educativo, através de um levantamento de literatura especializada na área, bem como de documentos relevantes, que fornecem diretrizes e orientações para as bibliotecas escolares, e tem como objetivo principal propor um programa de atividades para bibliotecas escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, em um contexto de rede de bibliotecas, propondo orientações e atividades com foco na iniciação de literacias e visando contribuir significativamente para a dinamização da biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da pré-escola da Educação Infantil. Utiliza-se dos métodos bibliográfico e documental, e também comparativo, para a estruturação do programa. Como considerações finais, um programa de atividades contribui para a melhoria e o desenvolvimento das bibliotecas escolares em diversos aspectos, a potencialização do processo de ensino-aprendizagem e, em última instância, a valorização do profissional bibliotecário, que atua nestes espaços.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28T11:16:52Z
2020-09-25
2020-09-03
2020-09-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44685
TID:202521648
url http://hdl.handle.net/10451/44685
identifier_str_mv TID:202521648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134515240632320