Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97386 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_1193710845d532d8cb18c10d85ffc7e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021Pedagogical internship report developed in the Secondary School of Lousã, together with the 10ºD class, in the 2020/2021 school year.Estágio PedagógicoEducação FísicaIntensidadeFreqüência cardíacaPedagogical InternshipPhysical EducationIntensityHeart RateRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaCurricular internship carried out in the Secondary School of Lousã, being part of the core of sport 10 teachers. The class that i followed throughout the scholl year was the 10ºD, and the choice came from me. During this period, we could count on the help of the guidance teacher João Moreira.For the class in question we had to plan in detail the work to be done throughout the internship, so we built the annual plan with the didactic units and lesson plans, thus ensuring a pedagogical progression and student learning. In relation to the class and its development, this was only possible to verify through the creation of assessment instruments, namely, the diagnostic assessment, the formative assessment and the summative assessment, carried out at the beginning, in the middle and at the end of each didactic unit.These assessment instruments served as a support to analyse our performance as we could check if the contents we wanted to transmit were really being assimilated.With regard to activities, it was not possible to organise any events as the two that were planned, the Cross-country race and Mega Sprinter, had to be cancelled due to the COVID-19 pandemic. However, it was possible to organise the Solidarity Walk and Keep Active.To finish, the theme-problem "Formal game versus reduced game" was carried out, trying to understand the heart rate variation through the manipulation of the number of elements in the field, as well as its dimension.It should be noted that all the tasks requested in the internship regulations were fully accomplished.O Estágio Curricular foi realizado na Escola Secundária da Lousã, fazendo parte do núcleo de desporto 10 professores. A turma que acompanhei durante todo o ano letivo foi o 10ºD, tendo a escolha partido da minha parte. No decorrer deste período contamos com o auxílio do professor orientador João Moreira.Para a turma em questão tivemos de planificar detalhadamente o trabalho a realizar ao longo do Estágio, pelo que foi construído o plano anual com as unidades didáticas e planos de aula, garantido assim uma progressão pedagógica e uma aprendizagem dos alunos. Relativamente à turma e ao seu desenvolvimento, este apenas foi possível de verificar através de criação de instrumentos de avaliação nomeadamente, a avaliação diagnostica, a avaliação formativa e a avaliação sumativa, realizadas no inicio, a meio e no fim de cada unidade didática.Estes instrumentos de avaliação serviram de suporte para a análise do nosso rendimento pois pudemos verificar se os conteúdos que queríamos transmitir estavam realmente a ser assimilados.Relativamente às atividades, não foi possível organizar qualquer evento pois os dois que estavam programados - o Corta-Mato escolar e o Mega Sprinter - tiveram de ser cancelados devido à pandemia COVID-19. Contudo, foi possível elaborar a Caminhada Solidária e o Mantem-te Ativo.Para finalizar, foi realizado o tema-problema " Jogo formal versus jogo reduzido" procurando perceber a variação da frequência cardíaca através da manipulação do numero de elementos em campo, tal como a dimensão do mesmo.É de salientar que foram cumpridas na íntegra todas as tarefas solicitadas previstas no regulamento de estágio.2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97386http://hdl.handle.net/10316/97386TID:202891860porMário, Will Manuel Sozinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:45:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:26.762034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 Pedagogical internship report developed in the Secondary School of Lousã, together with the 10ºD class, in the 2020/2021 school year. |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 Mário, Will Manuel Sozinho Estágio Pedagógico Educação Física Intensidade Freqüência cardíaca Pedagogical Internship Physical Education Intensity Heart Rate |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021 |
author |
Mário, Will Manuel Sozinho |
author_facet |
Mário, Will Manuel Sozinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mário, Will Manuel Sozinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Intensidade Freqüência cardíaca Pedagogical Internship Physical Education Intensity Heart Rate |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Intensidade Freqüência cardíaca Pedagogical Internship Physical Education Intensity Heart Rate |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97386 http://hdl.handle.net/10316/97386 TID:202891860 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97386 |
identifier_str_mv |
TID:202891860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134051463856128 |