A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5020 |
Resumo: | Mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual. |
id |
RCAP_11bc55970480eff51563851e1279e1b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5020 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aulaAlunosAtitudesDeficiência visualEducação especialEnsino regularEscolas de referênciaInclusãoProfessoresSala de aulaTurmasMestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual.A escola inclusiva é aquela em que todos os alunos têm o direito de a frequentar em situação de equidade. Este estudo exploratório pretendeu analisar as atitudes dos professores relativamente à inclusão de alunos com deficiência visual (DV) na sala de aula, a aquisição das suas competências sociais e académicas e a atitude em relação às competências do professor. Foi aplicado um questionário, construído para o efeito, a 114 professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário: 72 participantes lecionavam em escolas de referência e 42 davam aulas em escolas de não referência. 39.5% dos professores foram favoráveis à inclusão permanente do aluno com DV na sala de aula, 71.9% optou pela inclusão em algumas aulas, tendo as restantes na sala de educação especial. Dos participantes 73.7% demonstraram ter atitudes positivas em relação à aquisição das competências sociais do aluno com DV, 33.7% consideraram igualmente importantes as competências do professor, 29.9% concordaram com as competências académicas. Lecionar ou não numa escola de referência para alunos com DV parece ter influenciado as respostas em relação às competências sociais e às competências do professor, tal como o nível de ensino e o tempo de serviço dos docentes.Espadinha, Ana Cristina GuerreiroRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Luís Manuel Silva20122013-01-21T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5020porFerreira, Luís (2012) - A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:35.946311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
title |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
spellingShingle |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula Ferreira, Luís Manuel Silva Alunos Atitudes Deficiência visual Educação especial Ensino regular Escolas de referência Inclusão Professores Sala de aula Turmas |
title_short |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
title_full |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
title_fullStr |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
title_sort |
A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula |
author |
Ferreira, Luís Manuel Silva |
author_facet |
Ferreira, Luís Manuel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Espadinha, Ana Cristina Guerreiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luís Manuel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Atitudes Deficiência visual Educação especial Ensino regular Escolas de referência Inclusão Professores Sala de aula Turmas |
topic |
Alunos Atitudes Deficiência visual Educação especial Ensino regular Escolas de referência Inclusão Professores Sala de aula Turmas |
description |
Mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5020 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, Luís (2012) - A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visual na escola e na sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131001910198272 |