Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunqueiro, Marta Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37522
Resumo: O presente relatório de investigação tem como tema “Brincar espontâneo em contexto de Creche e de Jardim de Infância”. O estudo foi desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância onde realizei os estágios no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as educadoras cooperantes e as crianças das salas que acompanhei. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, especificamente de investigação-ação. Os métodos de recolha, tratamento e analise de informação utilizados foram a observação, as notas de campo, fotografias e vídeos, análise documental e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu uma melhor compreensão das práticas pedagógicas das educadoras e a realização de propostas de intervenção adequadas. As intervenções realizadas foram selecionadas de acordo com a sua pertinência e estão descritas e analisadas, sempre com o objetivo de promover a brincadeira espontânea. Ao longo da análise e interpretação das intervenções, é possível perceber que os momentos de brincadeira devem ser valorizados pois proporcionam um desenvolvimento holístico às crianças. As principais conclusões do estudo apontam a reflexão sobre estratégias que podem ser adotadas para possibilitar momentos de brincadeira com maior qualidade, passando a existir uma maior sensibilização para os momentos de brincadeira e como estes são importantes. Através deste estudo é possível concluir que o brincar espontâneo é valorizado nas conceções e práticas das educadoras que participaram no estudo, sendo este um recurso para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças
id RCAP_11fef76bd0aabb585ac7ef081486da8c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infânciaBrincarDesenvolvimento InfantilAprendizagemPapel do EducadorPlayChild developmentLearningRole of the EducatorO presente relatório de investigação tem como tema “Brincar espontâneo em contexto de Creche e de Jardim de Infância”. O estudo foi desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância onde realizei os estágios no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as educadoras cooperantes e as crianças das salas que acompanhei. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, especificamente de investigação-ação. Os métodos de recolha, tratamento e analise de informação utilizados foram a observação, as notas de campo, fotografias e vídeos, análise documental e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu uma melhor compreensão das práticas pedagógicas das educadoras e a realização de propostas de intervenção adequadas. As intervenções realizadas foram selecionadas de acordo com a sua pertinência e estão descritas e analisadas, sempre com o objetivo de promover a brincadeira espontânea. Ao longo da análise e interpretação das intervenções, é possível perceber que os momentos de brincadeira devem ser valorizados pois proporcionam um desenvolvimento holístico às crianças. As principais conclusões do estudo apontam a reflexão sobre estratégias que podem ser adotadas para possibilitar momentos de brincadeira com maior qualidade, passando a existir uma maior sensibilização para os momentos de brincadeira e como estes são importantes. Através deste estudo é possível concluir que o brincar espontâneo é valorizado nas conceções e práticas das educadoras que participaram no estudo, sendo este um recurso para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das criançasThis research report has the theme “Spontaneous play in the context of a nursery and kindergarten”. In this way, the study was developed in the contexts of day care and kindergarten where I did the internships within the scope of the Master in Pre-School Education, having as participants the cooperating educators and the children of the rooms that I followed. A qualitative approach was used, specifically action-research. The methods of collection, treatment and analysis of information used were observation, field notes, photographs and videos, document analysis and questionnaire surveys carried out to cooperating educators. Through the analysis and interpretation of the information collected, it allowed a better understanding of the educators' pedagogical practices and the realization of appropriate intervention proposals. The interventions performed were selected according to their pertinence, they are described and analyzed, and they were selected according to their relevance for carrying out this study, always with the objective of promoting spontaneous play. Throughout the analysis and interpretation of the interventions, it is possible to realize that the moments of play should be valued as they provide a holistic development for children. The main conclusions of the study point to the reflection on strategies that can be adopted to enable moments of play with higher quality, with a greater awareness of the moments of play and how important these are. Through this study it is possible to conclude that spontaneous playing is valued in the conceptions and practices of the educators who participated in the study, being this a resource for the children's development and learning processPires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumCunqueiro, Marta Alexandra Pereira2021-09-20T08:43:14Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37522TID:202766969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:48.860250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
title Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
spellingShingle Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
Cunqueiro, Marta Alexandra Pereira
Brincar
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Papel do Educador
Play
Child development
Learning
Role of the Educator
title_short Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
title_full Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
title_fullStr Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
title_full_unstemmed Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
title_sort Brincar espontâneo em contexto de creche e jardim de infância
author Cunqueiro, Marta Alexandra Pereira
author_facet Cunqueiro, Marta Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunqueiro, Marta Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Papel do Educador
Play
Child development
Learning
Role of the Educator
topic Brincar
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Papel do Educador
Play
Child development
Learning
Role of the Educator
description O presente relatório de investigação tem como tema “Brincar espontâneo em contexto de Creche e de Jardim de Infância”. O estudo foi desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância onde realizei os estágios no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as educadoras cooperantes e as crianças das salas que acompanhei. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, especificamente de investigação-ação. Os métodos de recolha, tratamento e analise de informação utilizados foram a observação, as notas de campo, fotografias e vídeos, análise documental e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu uma melhor compreensão das práticas pedagógicas das educadoras e a realização de propostas de intervenção adequadas. As intervenções realizadas foram selecionadas de acordo com a sua pertinência e estão descritas e analisadas, sempre com o objetivo de promover a brincadeira espontânea. Ao longo da análise e interpretação das intervenções, é possível perceber que os momentos de brincadeira devem ser valorizados pois proporcionam um desenvolvimento holístico às crianças. As principais conclusões do estudo apontam a reflexão sobre estratégias que podem ser adotadas para possibilitar momentos de brincadeira com maior qualidade, passando a existir uma maior sensibilização para os momentos de brincadeira e como estes são importantes. Através deste estudo é possível concluir que o brincar espontâneo é valorizado nas conceções e práticas das educadoras que participaram no estudo, sendo este um recurso para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T08:43:14Z
2021-07
2021-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37522
TID:202766969
url http://hdl.handle.net/10400.26/37522
identifier_str_mv TID:202766969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135388320661504