Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3436 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação de Infância. Este procurou compreender se os projectos concretizados no jardim-de-infância são estruturantes na aprendizagem da criança. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na aprendizagem contextualizando-a no construtivismo e o seu entroncamento nos modelos curriculares para a educação de infância. A análise de dados dos diferentes instrumentos, permitiu-nos compreender que houve aprendizagem na criança porque foram satisfeitas duas condições: - as crianças tinham predisposição para aprender - as crianças conseguiram ligar os conteúdos mais recentes a algo que já era seu conhecido.The work presented here bears consideration in the supervised learning internship report, to acquire the Preschool Education master‟s degree. This work tried to understand if the projects fulfilled in the kindergarten are relevant for the children‟s education. The theoretical recital of this report is based on learning, contextualizing it in the constructivism and in the connection with the Preschool Education‟s curricular guidance. The data analysis of the different instruments, allow us to understand that there was ability to learn by the child in order to two conditions: - Children had tendency to learn - Children could connect the recent subjects with something already known. Keywords: Preschool |
id |
RCAP_12700b0da41c289a38ef51c34450376a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAprendizagemExperiências de aprendizagemDescobertaProjectoPreschool EducationO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação de Infância. Este procurou compreender se os projectos concretizados no jardim-de-infância são estruturantes na aprendizagem da criança. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na aprendizagem contextualizando-a no construtivismo e o seu entroncamento nos modelos curriculares para a educação de infância. A análise de dados dos diferentes instrumentos, permitiu-nos compreender que houve aprendizagem na criança porque foram satisfeitas duas condições: - as crianças tinham predisposição para aprender - as crianças conseguiram ligar os conteúdos mais recentes a algo que já era seu conhecido.The work presented here bears consideration in the supervised learning internship report, to acquire the Preschool Education master‟s degree. This work tried to understand if the projects fulfilled in the kindergarten are relevant for the children‟s education. The theoretical recital of this report is based on learning, contextualizing it in the constructivism and in the connection with the Preschool Education‟s curricular guidance. The data analysis of the different instruments, allow us to understand that there was ability to learn by the child in order to two conditions: - Children had tendency to learn - Children could connect the recent subjects with something already known. Keywords: PreschoolInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBAlves, Alice Cardoso Fontes Santos2011-02-16T17:25:18Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3436porAlves, Alice Cardoso Fontes Santos (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:24.564272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Alves, Alice Cardoso Fontes Santos Educação pré-escolar Aprendizagem Experiências de aprendizagem Descoberta Projecto Preschool Education |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Alves, Alice Cardoso Fontes Santos |
author_facet |
Alves, Alice Cardoso Fontes Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alice Cardoso Fontes Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Aprendizagem Experiências de aprendizagem Descoberta Projecto Preschool Education |
topic |
Educação pré-escolar Aprendizagem Experiências de aprendizagem Descoberta Projecto Preschool Education |
description |
O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação de Infância. Este procurou compreender se os projectos concretizados no jardim-de-infância são estruturantes na aprendizagem da criança. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na aprendizagem contextualizando-a no construtivismo e o seu entroncamento nos modelos curriculares para a educação de infância. A análise de dados dos diferentes instrumentos, permitiu-nos compreender que houve aprendizagem na criança porque foram satisfeitas duas condições: - as crianças tinham predisposição para aprender - as crianças conseguiram ligar os conteúdos mais recentes a algo que já era seu conhecido.The work presented here bears consideration in the supervised learning internship report, to acquire the Preschool Education master‟s degree. This work tried to understand if the projects fulfilled in the kindergarten are relevant for the children‟s education. The theoretical recital of this report is based on learning, contextualizing it in the constructivism and in the connection with the Preschool Education‟s curricular guidance. The data analysis of the different instruments, allow us to understand that there was ability to learn by the child in order to two conditions: - Children had tendency to learn - Children could connect the recent subjects with something already known. Keywords: Preschool |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-16T17:25:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3436 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Alice Cardoso Fontes Santos (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553909007253504 |