Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alice Cardoso Fontes Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3436
Resumo: O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação de Infância. Este procurou compreender se os projectos concretizados no jardim-de-infância são estruturantes na aprendizagem da criança. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na aprendizagem contextualizando-a no construtivismo e o seu entroncamento nos modelos curriculares para a educação de infância. A análise de dados dos diferentes instrumentos, permitiu-nos compreender que houve aprendizagem na criança porque foram satisfeitas duas condições: - as crianças tinham predisposição para aprender - as crianças conseguiram ligar os conteúdos mais recentes a algo que já era seu conhecido.The work presented here bears consideration in the supervised learning internship report, to acquire the Preschool Education master‟s degree. This work tried to understand if the projects fulfilled in the kindergarten are relevant for the children‟s education. The theoretical recital of this report is based on learning, contextualizing it in the constructivism and in the connection with the Preschool Education‟s curricular guidance. The data analysis of the different instruments, allow us to understand that there was ability to learn by the child in order to two conditions: - Children had tendency to learn - Children could connect the recent subjects with something already known. Keywords: Preschool
id RCAP_12700b0da41c289a38ef51c34450376a
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAprendizagemExperiências de aprendizagemDescobertaProjectoPreschool EducationO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação de Infância. Este procurou compreender se os projectos concretizados no jardim-de-infância são estruturantes na aprendizagem da criança. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na aprendizagem contextualizando-a no construtivismo e o seu entroncamento nos modelos curriculares para a educação de infância. A análise de dados dos diferentes instrumentos, permitiu-nos compreender que houve aprendizagem na criança porque foram satisfeitas duas condições: - as crianças tinham predisposição para aprender - as crianças conseguiram ligar os conteúdos mais recentes a algo que já era seu conhecido.The work presented here bears consideration in the supervised learning internship report, to acquire the Preschool Education master‟s degree. This work tried to understand if the projects fulfilled in the kindergarten are relevant for the children‟s education. The theoretical recital of this report is based on learning, contextualizing it in the constructivism and in the connection with the Preschool Education‟s curricular guidance. The data analysis of the different instruments, allow us to understand that there was ability to learn by the child in order to two conditions: - Children had tendency to learn - Children could connect the recent subjects with something already known. Keywords: PreschoolInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBAlves, Alice Cardoso Fontes Santos2011-02-16T17:25:18Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3436porAlves, Alice Cardoso Fontes Santos (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:24.564272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Alves, Alice Cardoso Fontes Santos
Educação pré-escolar
Aprendizagem
Experiências de aprendizagem
Descoberta
Projecto
Preschool Education
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Alves, Alice Cardoso Fontes Santos
author_facet Alves, Alice Cardoso Fontes Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alice Cardoso Fontes Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Aprendizagem
Experiências de aprendizagem
Descoberta
Projecto
Preschool Education
topic Educação pré-escolar
Aprendizagem
Experiências de aprendizagem
Descoberta
Projecto
Preschool Education
description O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação de Infância. Este procurou compreender se os projectos concretizados no jardim-de-infância são estruturantes na aprendizagem da criança. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na aprendizagem contextualizando-a no construtivismo e o seu entroncamento nos modelos curriculares para a educação de infância. A análise de dados dos diferentes instrumentos, permitiu-nos compreender que houve aprendizagem na criança porque foram satisfeitas duas condições: - as crianças tinham predisposição para aprender - as crianças conseguiram ligar os conteúdos mais recentes a algo que já era seu conhecido.The work presented here bears consideration in the supervised learning internship report, to acquire the Preschool Education master‟s degree. This work tried to understand if the projects fulfilled in the kindergarten are relevant for the children‟s education. The theoretical recital of this report is based on learning, contextualizing it in the constructivism and in the connection with the Preschool Education‟s curricular guidance. The data analysis of the different instruments, allow us to understand that there was ability to learn by the child in order to two conditions: - Children had tendency to learn - Children could connect the recent subjects with something already known. Keywords: Preschool
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-16T17:25:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3436
url http://hdl.handle.net/10198/3436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Alice Cardoso Fontes Santos (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135173194809344