Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Ana Cristina Freire
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3429
Resumo: O relatório que agora se apresenta, enquadra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objectivo primordial reflectir, em que medida a realização de experiências de aprendizagem no âmbito das «Ciências Experimentais», desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, pode ser um contributo decisivo para promover a construção e a transversalidade de saberes das crianças. Consideramos que o seu dia-a-dia está cheio de oportunidades para aprender ciência, bastando para tal que o «educador-professor» encoraje os seus alunos a observar e a investigar o mundo que os rodeia. As crianças são “cientistas activos” que desejam constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade. Nesta linha de pensamento, acreditamos que quando esse interesse é estimulado precocemente favorece a construção do pensamento e, desde logo, motiva as crianças a aprenderem confiantemente de modo significativo. Neste sentido, considerámos a transversalidade desta área, realizando as experiências de aprendizagem, de forma articulada e integradora, procurando que as crianças desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo.The report that is know presented, concerns the supervised teaching practice in kindergarten, in order to obtain a master's degree in Preschool Education. This study's main goal is to ponder on how learning experiences in «Experimental Sciences», developed in kindergarten, can be a decisive contribution to promote the construction and broadness of the children's knowledge. We consider that this daily routine is full of opportunities to learn science, as long as the educator encourages his students to observe and investigate the world around them. Children are “active scientists” that wish constantly to satisfy their insatiable curiosity. Accordingly, we believe that if that interest is encouraged early, it reinforces the construction of thought and motivates children to learn in a confident and significant way. Therefore we considered this field's comprehensiveness by performing the learning experience in which we seek articulation and integration in the children's development of relevant abilities in multiple content areas.
id RCAP_76a4f744381f28bedb92981cd2d11508
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré – EscolarExperiências de aprendizagemCiênciasPreschool educationLearning experiences,ScienceO relatório que agora se apresenta, enquadra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objectivo primordial reflectir, em que medida a realização de experiências de aprendizagem no âmbito das «Ciências Experimentais», desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, pode ser um contributo decisivo para promover a construção e a transversalidade de saberes das crianças. Consideramos que o seu dia-a-dia está cheio de oportunidades para aprender ciência, bastando para tal que o «educador-professor» encoraje os seus alunos a observar e a investigar o mundo que os rodeia. As crianças são “cientistas activos” que desejam constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade. Nesta linha de pensamento, acreditamos que quando esse interesse é estimulado precocemente favorece a construção do pensamento e, desde logo, motiva as crianças a aprenderem confiantemente de modo significativo. Neste sentido, considerámos a transversalidade desta área, realizando as experiências de aprendizagem, de forma articulada e integradora, procurando que as crianças desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo.The report that is know presented, concerns the supervised teaching practice in kindergarten, in order to obtain a master's degree in Preschool Education. This study's main goal is to ponder on how learning experiences in «Experimental Sciences», developed in kindergarten, can be a decisive contribution to promote the construction and broadness of the children's knowledge. We consider that this daily routine is full of opportunities to learn science, as long as the educator encourages his students to observe and investigate the world around them. Children are “active scientists” that wish constantly to satisfy their insatiable curiosity. Accordingly, we believe that if that interest is encouraged early, it reinforces the construction of thought and motivates children to learn in a confident and significant way. Therefore we considered this field's comprehensiveness by performing the learning experience in which we seek articulation and integration in the children's development of relevant abilities in multiple content areas.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBAmado, Ana Cristina Freire2011-02-16T16:25:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3429porAmado, Ana Cristina Freire (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:24.045475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Amado, Ana Cristina Freire
Educação Pré – Escolar
Experiências de aprendizagem
Ciências
Preschool education
Learning experiences,
Science
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Amado, Ana Cristina Freire
author_facet Amado, Ana Cristina Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, Ana Cristina Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré – Escolar
Experiências de aprendizagem
Ciências
Preschool education
Learning experiences,
Science
topic Educação Pré – Escolar
Experiências de aprendizagem
Ciências
Preschool education
Learning experiences,
Science
description O relatório que agora se apresenta, enquadra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objectivo primordial reflectir, em que medida a realização de experiências de aprendizagem no âmbito das «Ciências Experimentais», desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, pode ser um contributo decisivo para promover a construção e a transversalidade de saberes das crianças. Consideramos que o seu dia-a-dia está cheio de oportunidades para aprender ciência, bastando para tal que o «educador-professor» encoraje os seus alunos a observar e a investigar o mundo que os rodeia. As crianças são “cientistas activos” que desejam constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade. Nesta linha de pensamento, acreditamos que quando esse interesse é estimulado precocemente favorece a construção do pensamento e, desde logo, motiva as crianças a aprenderem confiantemente de modo significativo. Neste sentido, considerámos a transversalidade desta área, realizando as experiências de aprendizagem, de forma articulada e integradora, procurando que as crianças desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo.The report that is know presented, concerns the supervised teaching practice in kindergarten, in order to obtain a master's degree in Preschool Education. This study's main goal is to ponder on how learning experiences in «Experimental Sciences», developed in kindergarten, can be a decisive contribution to promote the construction and broadness of the children's knowledge. We consider that this daily routine is full of opportunities to learn science, as long as the educator encourages his students to observe and investigate the world around them. Children are “active scientists” that wish constantly to satisfy their insatiable curiosity. Accordingly, we believe that if that interest is encouraged early, it reinforces the construction of thought and motivates children to learn in a confident and significant way. Therefore we considered this field's comprehensiveness by performing the learning experience in which we seek articulation and integration in the children's development of relevant abilities in multiple content areas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-16T16:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3429
url http://hdl.handle.net/10198/3429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amado, Ana Cristina Freire (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135172193419264