Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3429 |
Resumo: | O relatório que agora se apresenta, enquadra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objectivo primordial reflectir, em que medida a realização de experiências de aprendizagem no âmbito das «Ciências Experimentais», desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, pode ser um contributo decisivo para promover a construção e a transversalidade de saberes das crianças. Consideramos que o seu dia-a-dia está cheio de oportunidades para aprender ciência, bastando para tal que o «educador-professor» encoraje os seus alunos a observar e a investigar o mundo que os rodeia. As crianças são “cientistas activos” que desejam constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade. Nesta linha de pensamento, acreditamos que quando esse interesse é estimulado precocemente favorece a construção do pensamento e, desde logo, motiva as crianças a aprenderem confiantemente de modo significativo. Neste sentido, considerámos a transversalidade desta área, realizando as experiências de aprendizagem, de forma articulada e integradora, procurando que as crianças desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo.The report that is know presented, concerns the supervised teaching practice in kindergarten, in order to obtain a master's degree in Preschool Education. This study's main goal is to ponder on how learning experiences in «Experimental Sciences», developed in kindergarten, can be a decisive contribution to promote the construction and broadness of the children's knowledge. We consider that this daily routine is full of opportunities to learn science, as long as the educator encourages his students to observe and investigate the world around them. Children are “active scientists” that wish constantly to satisfy their insatiable curiosity. Accordingly, we believe that if that interest is encouraged early, it reinforces the construction of thought and motivates children to learn in a confident and significant way. Therefore we considered this field's comprehensiveness by performing the learning experience in which we seek articulation and integration in the children's development of relevant abilities in multiple content areas. |
id |
RCAP_76a4f744381f28bedb92981cd2d11508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré – EscolarExperiências de aprendizagemCiênciasPreschool educationLearning experiences,ScienceO relatório que agora se apresenta, enquadra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objectivo primordial reflectir, em que medida a realização de experiências de aprendizagem no âmbito das «Ciências Experimentais», desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, pode ser um contributo decisivo para promover a construção e a transversalidade de saberes das crianças. Consideramos que o seu dia-a-dia está cheio de oportunidades para aprender ciência, bastando para tal que o «educador-professor» encoraje os seus alunos a observar e a investigar o mundo que os rodeia. As crianças são “cientistas activos” que desejam constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade. Nesta linha de pensamento, acreditamos que quando esse interesse é estimulado precocemente favorece a construção do pensamento e, desde logo, motiva as crianças a aprenderem confiantemente de modo significativo. Neste sentido, considerámos a transversalidade desta área, realizando as experiências de aprendizagem, de forma articulada e integradora, procurando que as crianças desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo.The report that is know presented, concerns the supervised teaching practice in kindergarten, in order to obtain a master's degree in Preschool Education. This study's main goal is to ponder on how learning experiences in «Experimental Sciences», developed in kindergarten, can be a decisive contribution to promote the construction and broadness of the children's knowledge. We consider that this daily routine is full of opportunities to learn science, as long as the educator encourages his students to observe and investigate the world around them. Children are “active scientists” that wish constantly to satisfy their insatiable curiosity. Accordingly, we believe that if that interest is encouraged early, it reinforces the construction of thought and motivates children to learn in a confident and significant way. Therefore we considered this field's comprehensiveness by performing the learning experience in which we seek articulation and integration in the children's development of relevant abilities in multiple content areas.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBAmado, Ana Cristina Freire2011-02-16T16:25:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3429porAmado, Ana Cristina Freire (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:24.045475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Amado, Ana Cristina Freire Educação Pré – Escolar Experiências de aprendizagem Ciências Preschool education Learning experiences, Science |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Amado, Ana Cristina Freire |
author_facet |
Amado, Ana Cristina Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amado, Ana Cristina Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré – Escolar Experiências de aprendizagem Ciências Preschool education Learning experiences, Science |
topic |
Educação Pré – Escolar Experiências de aprendizagem Ciências Preschool education Learning experiences, Science |
description |
O relatório que agora se apresenta, enquadra-se no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objectivo primordial reflectir, em que medida a realização de experiências de aprendizagem no âmbito das «Ciências Experimentais», desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, pode ser um contributo decisivo para promover a construção e a transversalidade de saberes das crianças. Consideramos que o seu dia-a-dia está cheio de oportunidades para aprender ciência, bastando para tal que o «educador-professor» encoraje os seus alunos a observar e a investigar o mundo que os rodeia. As crianças são “cientistas activos” que desejam constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade. Nesta linha de pensamento, acreditamos que quando esse interesse é estimulado precocemente favorece a construção do pensamento e, desde logo, motiva as crianças a aprenderem confiantemente de modo significativo. Neste sentido, considerámos a transversalidade desta área, realizando as experiências de aprendizagem, de forma articulada e integradora, procurando que as crianças desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo.The report that is know presented, concerns the supervised teaching practice in kindergarten, in order to obtain a master's degree in Preschool Education. This study's main goal is to ponder on how learning experiences in «Experimental Sciences», developed in kindergarten, can be a decisive contribution to promote the construction and broadness of the children's knowledge. We consider that this daily routine is full of opportunities to learn science, as long as the educator encourages his students to observe and investigate the world around them. Children are “active scientists” that wish constantly to satisfy their insatiable curiosity. Accordingly, we believe that if that interest is encouraged early, it reinforces the construction of thought and motivates children to learn in a confident and significant way. Therefore we considered this field's comprehensiveness by performing the learning experience in which we seek articulation and integration in the children's development of relevant abilities in multiple content areas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-16T16:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3429 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amado, Ana Cristina Freire (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135172193419264 |