Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Ana Patrícia Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12143
Resumo: O presente relatório desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar pretende, apresentar a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim-de-infância numa sala de crianças com 4 anos de idade. Este trabalho inclui a caraterização do contexto educativo, a fundamentação das opções educativas e teve como base a fomentação de uma reflexão e análise crítica e construtiva de experiências de aprendizagem realizadas na instituição no sentido de contribuírem para aprendizagens significativas e diferenciadas das crianças. Toda a ação educativa foi pensada tendo como ponto de partida o desenvolvimento geral das crianças, indo ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e procurando que estas desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo das Orientações Curriculares.
id RCAP_6fa263c0275a4e9569bbfd39372b87d7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAprendizagem por descobertaAprendizagem ativaExperiências de aprendizagemO presente relatório desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar pretende, apresentar a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim-de-infância numa sala de crianças com 4 anos de idade. Este trabalho inclui a caraterização do contexto educativo, a fundamentação das opções educativas e teve como base a fomentação de uma reflexão e análise crítica e construtiva de experiências de aprendizagem realizadas na instituição no sentido de contribuírem para aprendizagens significativas e diferenciadas das crianças. Toda a ação educativa foi pensada tendo como ponto de partida o desenvolvimento geral das crianças, indo ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e procurando que estas desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo das Orientações Curriculares.This report is part of the Practice of Supervised Teaching curricular subject of the Master’s degree in Preschool Education. It aims at describing the educational action performed in kindergartens context in a classroom with 4-year-old children. This study encompasses the characterisation of the educational context and the justification of the educational options. It was based on the promotion of a critical, constructive reflection and analysis about learning experiences carried out in the institution, aiming at improving children’s significant and diverse learnings. The whole educational action was conceived to have their starting point in the children's general development, meeting their interests and needs, and helping them to develop relevant skills at several different content areas of Curricular Guidelines.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBVicente, Ana Patrícia Teixeira2015-10-08T08:31:08Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12143TID:201989867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:31.645199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Vicente, Ana Patrícia Teixeira
Educação pré-escolar
Aprendizagem por descoberta
Aprendizagem ativa
Experiências de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Vicente, Ana Patrícia Teixeira
author_facet Vicente, Ana Patrícia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanheira, Manuel Luís Pinto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Ana Patrícia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Aprendizagem por descoberta
Aprendizagem ativa
Experiências de aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Aprendizagem por descoberta
Aprendizagem ativa
Experiências de aprendizagem
description O presente relatório desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar pretende, apresentar a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim-de-infância numa sala de crianças com 4 anos de idade. Este trabalho inclui a caraterização do contexto educativo, a fundamentação das opções educativas e teve como base a fomentação de uma reflexão e análise crítica e construtiva de experiências de aprendizagem realizadas na instituição no sentido de contribuírem para aprendizagens significativas e diferenciadas das crianças. Toda a ação educativa foi pensada tendo como ponto de partida o desenvolvimento geral das crianças, indo ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e procurando que estas desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo das Orientações Curriculares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-08T08:31:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12143
TID:201989867
url http://hdl.handle.net/10198/12143
identifier_str_mv TID:201989867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135263923896320