Expressão oral no ensino de espanhol e português: línguas estrangeiras: análise de manuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6248 |
Resumo: | A comunicação oral não se circunscreve a saber falar, significa também transmitir uma informação corretamente, nesta perspetiva um falante deverá ser capaz de transferir para o ouvinte mensagens de uma forma fácil e sem desvios, não podemos esquecer que a escrita difere da oralidade, embora ambas tenham o objetivo de transmitir uma mensagem, são dinâmicas distintas e a oralidade é complexa, logo a prática oral é importante. Para dominar a expressão oral, os alunos devem treinar, assim em contexto de sala de aula é de extrema importância que os aprendentes realizem atividades de expressão oral para que futuramente possam fazer uma exposição oral corretamente, produzindo um discurso coerente, recorrendo a todos os elementos que fazem parte da oralidade. Cabe ao professor conceder importância a este treino, discriminando as estratégias e os estilos de aprendizagem, tornando-se orientador e facilitador das aprendizagens. O aluno deve, também, ser responsável pela sua própria aprendizagem, devendo intervir sobre o que aprende e o modo como aprende desenvolvendo a sua autonomia, capacidade de resolução de problemas, planificação, comunicação, colaboração e de autoavaliação. Neste processo, o manual tem também um papel fundamental e deverá ter um papel na prática da expressão oral. Tentar-se-á verificar de que modo os manuais, que são uma ferramenta que dá eficácia ao processo de ensino/aprendizagem, ajudam à prática e domínio da expressão oral. Com este trabalho de investigação, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, pretende-se dar a conhecer de que maneira os manuais de Português e Espanhol - Línguas Estrangeiras promovem a expressão oral facilitando aos alunos o seu domínio. A consecução dos objetivos propostos terá como ponto de partida a análise de alguns manuais para os níveis A1 / A2, tentando comprovar se existe uma prática da expressão oral, que tipo de atividades são apresentadas e serão analisadas com apoio das orientações de Cassany et al. (1998). |
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Cabe ao professor conceder importância a este treino, discriminando as estratégias e os estilos de aprendizagem, tornando-se orientador e facilitador das aprendizagens. O aluno deve, também, ser responsável pela sua própria aprendizagem, devendo intervir sobre o que aprende e o modo como aprende desenvolvendo a sua autonomia, capacidade de resolução de problemas, planificação, comunicação, colaboração e de autoavaliação. Neste processo, o manual tem também um papel fundamental e deverá ter um papel na prática da expressão oral. Tentar-se-á verificar de que modo os manuais, que são uma ferramenta que dá eficácia ao processo de ensino/aprendizagem, ajudam à prática e domínio da expressão oral. Com este trabalho de investigação, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário, pretende-se dar a conhecer de que maneira os manuais de Português e Espanhol - Línguas Estrangeiras promovem a expressão oral facilitando aos alunos o seu domínio. A consecução dos objetivos propostos terá como ponto de partida a análise de alguns manuais para os níveis A1 / A2, tentando comprovar se existe uma prática da expressão oral, que tipo de atividades são apresentadas e serão analisadas com apoio das orientações de Cassany et al. (1998).The oral communication doesn`t only include knowing how to speak, it also means the ability to transmit an information in a consistent way and in this perspective a speaker should be able to transfer messages to the listener in an easy manner and without deviations. We can not forget that writing differs from the speaking ability, though both have the aim of transmitting a message, they are distinctive dynamics and speaking is complex, so oral practice is important. To have a full domain of oral expression, students should practice and in the classroom context it is extremely important that learners deal with oral expression activities so that in the future they can correctly expose their ideas in an oral way, producing a coherent speech, resorting to all elements that are part of the speaking ability. It is the teacher`s duty to grant importance to this training, distinguishing the strategies and the different learning styles, becoming a guide and facilitator of the learning process. The students should also be responsible for their own learning ability interfering on what they learn and the way they do it, by developing their autonomy, capacity of solving problems, planning, communication, collaboration and self-evaluation. In this process the textbook also has a fundamental role and it should have a role in the speaking practice. I will try to verify in which way the textbooks, that are effective tools in teaching / learning process, help practicing and mastering the oral expression. With this investigation work, within the Master Degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Teaching and in the Secondary Teaching and Spanish in the Basic and Secondary teaching I aim to give my perspective on the way textbooks of Portuguese and Spanish – Foreign Languages - promote the oral expression facilitating a complete knowledge to students. The attainment of the proposed objectives will have as starting point the analysis of some textbooks for levels A1/A2, trying to prove if there is practice of oral expression, the kind of activities presented and these will be analyzed with the support of Cassany`s et al. orientations (1998).2016-07-15T11:30:42Z2016-07-15T00:00:00Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6248porGonçalves, Carla Sofia Teixeira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:35.080609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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