Práticas pedagógicas e projetos solidários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Edite Regina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21841
Resumo: Nas últimas décadas assistiu-se a um progressivo interesse pelas atitudes para com a pessoa deficiente. Este interesse explica-se pelas modernas correntes da integração, da desinstitucionalização e da normalização. No quadro da reforma do sistema educativo, as mudanças em educação especial direcionam-se no sentido de uma progressiva integração da criança com necessidades na classe do ensino regular. Neste processo, a escola têm um papel fundamental na condução de uma inclusão bem-sucedida. Não menos importante é o papel da família e da comunidade escolar, onde o aluno está inserido Baseada numa revisão bibliográfica sobre as atitudes face à integração de crianças com necessidades educativas especiais, desenvolvemos o argumento de que as representações e as atitudes dos professores face à integração escolar das crianças com necessidades educativas especiais dependem fundamentalmente das representações de sucesso de cada grupo e estas por sua vez interagem com a formação recebida. De seguida apresentou-se o conceito de NEE e as suas diferentes problemáticas; o tipo de NEE (ligeira/ significativas e temporárias/ permanentes). Como um dos propósitos do relatório é relatar o nosso percurso profissional, escolhi uma experiência muito significativa ocorrida numa Unidade de Multideficiência, integrada numa escola básica do primeiro ciclo, para narrar e para não ficar esquecida, pelo envolvimento da família, da escola, da comunidade escolar… Dado que o caso ocorreu numa Unidade de Multideficiência, fizemos uma abordagem ao conceito de Multideficiência e suas caraterísticas e explicamos qual a função de Unidades de Multideficiência, salientando que estas funcionam dentro das escolas regulares e que essas crianças frequentam as salas do ensino regular. Como referi anteriormente vivi uma experiência muito significativa numa escola, devido a um projeto que desenvolvi, tendo em conta um aluno multideficiente, que precisava de uma nova cadeira de rodas, pois a dele estava desajustada ao seu tamanho, limitando a sua participação e atividade. Esse projeto chamava-se “Projeto das Tampinhas e Outros”, pois soubemos que tampinhas de plástico dão origem a cadeiras de rodas. Ou seja, angariam-se tampinhas, que depois são entregues em locais onde se faz reciclagem, e as entidades de reciclagem pagam uma determinada quantia pelas tampas. Com esse dinheiro depois compram-se as cadeiras de rodas…No entanto, ao longo do tempo verificámos que não tínhamosdinheiro suficiente com este projeto, no entanto continuamos a nossa luta programando um BTT solidário e vendendo rifas. Quase no final do ano letivo alcançamos o nosso objetivo e entregou-se uma cadeira de rodas ao aluno e ainda se ofereceu um colete ortopédico a outra criança.
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Não menos importante é o papel da família e da comunidade escolar, onde o aluno está inserido Baseada numa revisão bibliográfica sobre as atitudes face à integração de crianças com necessidades educativas especiais, desenvolvemos o argumento de que as representações e as atitudes dos professores face à integração escolar das crianças com necessidades educativas especiais dependem fundamentalmente das representações de sucesso de cada grupo e estas por sua vez interagem com a formação recebida. De seguida apresentou-se o conceito de NEE e as suas diferentes problemáticas; o tipo de NEE (ligeira/ significativas e temporárias/ permanentes). Como um dos propósitos do relatório é relatar o nosso percurso profissional, escolhi uma experiência muito significativa ocorrida numa Unidade de Multideficiência, integrada numa escola básica do primeiro ciclo, para narrar e para não ficar esquecida, pelo envolvimento da família, da escola, da comunidade escolar… Dado que o caso ocorreu numa Unidade de Multideficiência, fizemos uma abordagem ao conceito de Multideficiência e suas caraterísticas e explicamos qual a função de Unidades de Multideficiência, salientando que estas funcionam dentro das escolas regulares e que essas crianças frequentam as salas do ensino regular. Como referi anteriormente vivi uma experiência muito significativa numa escola, devido a um projeto que desenvolvi, tendo em conta um aluno multideficiente, que precisava de uma nova cadeira de rodas, pois a dele estava desajustada ao seu tamanho, limitando a sua participação e atividade. Esse projeto chamava-se “Projeto das Tampinhas e Outros”, pois soubemos que tampinhas de plástico dão origem a cadeiras de rodas. Ou seja, angariam-se tampinhas, que depois são entregues em locais onde se faz reciclagem, e as entidades de reciclagem pagam uma determinada quantia pelas tampas. Com esse dinheiro depois compram-se as cadeiras de rodas…No entanto, ao longo do tempo verificámos que não tínhamosdinheiro suficiente com este projeto, no entanto continuamos a nossa luta programando um BTT solidário e vendendo rifas. Quase no final do ano letivo alcançamos o nosso objetivo e entregou-se uma cadeira de rodas ao aluno e ainda se ofereceu um colete ortopédico a outra criança.In the last decades there has been a progressive interest in attitudes toward the disabled person. This interest is explained by modern currents of integration, institutionalization and standardization. Under the reform of the education system, changes in special education are now focused towards a progressive integration of children with special needs in the regular education class. In this process, the school has a key role in driving a successful inclusion. No less important is the role of the family and the school community where the student is inserted. Based on a literature review of attitudes towards the integration of children with special educational needs, we have developed the argument that the representations and attitudes of teachers towards the educational integration of children with special educational needs depend fundamentally on the successful representation of each group and these in turn interact with the training received. Then presented the concept of SEN and their different problems; the type of SEN (mild / significant and temporary / permanent). As one of the report's purpose is to report our career, I chose a very significant experience occurred in a Multiple Disability Unit, integrated in a primary school of the first cycle, to narrate and not to be forgotten, by the involvement of the family, school, school community... As the case occurred in a Multiple Disability Unit, we made an approach to the concept for Multiple Disability and its characteristics and explain what the function of the Multiple Disability Units is, and that these work within regular schools and these children attend regular education rooms. As I mentioned before I lived a very significant experience in a school due to a project that I developed, taking into account a multiple disability student who needed a new wheelchair because it was inadequate to his size, limiting his participation and activity. This project was called "Project of Bottle Caps" because we learned that plastic caps give rise to wheelchairs. That is, we raise caps, which are then delivered in places where recycling is made, and recycling entities pay a certain amount for the caps. With this money then we can buy the wheelchairs ...Over time we found that we did not have enough money with this project, however we continue our struggle scheduling a supportive BTT and selling raffle tickets. Towards the end of the school year we reached our goal and we gave the student a wheelchair and still offered an orthopaedic vest to another child.Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Edite Regina2017-03-17T12:01:25Z2017-03-0120162017-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21841TID:201661993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:10.452910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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